O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) vai permanecer como candidato a suplente de senador mesmo após o deputado federal Cacá Leão (PP) substituir o pai, o vice-governador João Leão (PP), na vaga de senador. A informação foi confirmada por uma fonte do PP.
Nesta terça-feira (03/05) o vice-governador tornou oficial a desistência em coletiva de imprensa.
João Leão justificou que a desistência foi motivada por causa do ritmo extenuante da campanha para ele, que tem 76 anos de idade
“Estou deixando de ser candidato a senador da Bahia. Eu aguentar o ritmo do bonitão aqui (ACM Neto) não é fácil”, disse em entrevista coletiva.
ACM Neto destacou que a decisão partiu do próprio Leão e que o vice irá continuar atuando como conselheiro político da campanha. Cacá destacou a atuação dele como relator do Orçamento na Câmara para destacar sua trajetória política.
Ainda de acordo com Leão, a decisão de escolher Cacá para substituí-lo na candidatura ao Senado pela chapa de ACM Neto foi coletiva do Progressistas, com participação de diversas lideranças da sigla.
“Em uma reunião com nosso partido, todos os companheiros do partido, todas aquelas pessoas que têm influência no nosso partido: prefeitos, presidente da UPB, todos os deputados federais, todos os deputados estaduais, a maioria dos candidatos a deputado federal e estadual, nós decidimos que o meu sucessor – não fui eu quem decidiu não, viu? – será o deputado Cacá Leão”, afirmou.
Em março, o vice-governador João Leão deixou a base de apoio ao governo Rui Costa (PT) para se lançar a senador na chapa liderada pelo União Brasil. Entretanto, de repente, na noite desta segunda-feira (2), foi revelada nos bastidores a desistência de Leão e a assumpção da vaga por seu filho, Cacá. Por: Rodrigo Daniel Silva