Bacelar diz que projeto que visa exploração de terras indígenas é irresponsável

Featured Notícias
Deputado Bacelar (Podemos ) Foto: Divulgação

O deputado Bacelar (Podemos) criticou a aprovação do requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei 191/20 que pretende liberar a mineração em terras indígenas. A votação aconteceu no plenário da Câmara na noite desta quarta-feira (09/03) e teve 279 a favor, 180 contra e 3 abstenções.

Antes da aprovação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou em plenário a criação de um grupo de trabalho para discutir o tema. “Este é um assunto que não pode ser votado às pressas. Precisa ser amplamente debatido. Os indígenas travam árduas batalhas diariamente e, novamente, o governo quer tirar o que é deles por direito” disse Bacelar.

O parlamentar disparou ainda ao afirmar que o projeto é irresponsável e pode causar danos irreversíveis para o meio ambiente. Bacelar citou como exemplo o desmatamento da Amazônia, a grilagem de terras, o garimpo e a violência contra indígenas. “A política ambiental precisa ser tratada com cautela e responsabilidade pelo Poder Legislativo” completou.

O projeto, de autoria do Executivo, também é criticado pela sociedade civil. Durante todo o dia, artistas e apoiadores da causa indígena protestaram em frente ao Congresso no Ato pela Terra. Caetano Veloso, Emicida, Daniela Mercury, Bela Gil e vários outros artistas participaram do ato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *