A Pousada Estrela D’Água irá participar, entre 15 e 30 de novembro, de um evento paralelo à quarta edição do Festival de Cinema de Trancoso. Com a proposta de envolver a comunidade do famoso vilarejo baiano, os organizadores do evento criaram um circuito gastronômico com restaurante locais selecionados, os quais irão incluir em seus menus uma opção culinária que remeta ao tema deste ano do festival, que é “A Revolução do Afeto”.
“Nós da pousada sempre demos suporte às ações culturais. Neste ano, este setor, que assim como o turismo foi enormemente impactado pela pandemia, começa a dar sinais de recuperação, voltando a promover eventos graças ao avanço da vacinação. Nós não tínhamos como ficar de fora dessa inciativa que, além de atrair turistas e proporcionar lazer e cultura aos moradores, o festival é um projeto inclusivo e social que precisa ser apoiado”, defende a proprietária da Estrela D’Água, a empresária Evelyn Gavioli.
Em relação ao circuito gastronômico do evento, ela conta que recebeu a solicitação – assim como foi pedido aos outros participantes – para conceber um prato que trouxesse como bagagem conceitual a inspiração em um filme, uma atriz, um ator, diretor ou diretora de cinema para falar de afeto por meio de uma culinária regada de sentimentos, memórias e lembranças que vêm à tona diante de cheiros, cores e sabores. “Criamos, especialmente para o festival, o Lagosta de Tieta, uma receita inspirada em uma cena do filme ‘Tieta do Agreste’, de 1996, baseado no romance de Jorge Amado e estrelado por Sonia Braga”, finaliza Evelyn.
Na composição dessa receita – que será servida durante o período do festival nos restaurantes da pousada, o Bar da Costa e o Aldeia de São João –, o crustáceo chega à mesa grelhado com um molho feito com manteiga de garrafa, pimenta, gengibre e limão siciliano a um valor promocional.