Por Rose Marie Galvão – Fotos: Reprodução das Redes Sociais e Natureza Bela – Após ser alvo de denúncias de desmatamento no vilarejo de Caraíva, em Porto Seguro, onde é dono de uma propriedade, o ator global Marcelo Faria, contratou o Grupo Ambiental Natureza Bela, nesta segunda-feira (16/08), para uma ação de restauração florestal na propriedade, na Ponta do Camarão, uma área de Proteção Ambiental entre Trancoso e Caraíva.
A denúncia contra o famoso foi formulada pelo Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e Associação dos Nativos de Caraíva (ANAC) junto ao Ministério Público de Crimes Ambientais. Veja aqui https://www.jornaldosol.com.br/component/content/article/45-meio-ambiente/6130-comunidade-denuncia-ator-marcelo-faria-por-desmatamento-em-caraiva?Itemid=101 Marcelo Faria e Pedro Noa teriam realizado supressão de vegetação em remanescentes de Mata Atlântica, terraplenagem na encosta, corte na falésia, construção de estradas e instalação de postes de energia de 12 metros de altura.
Consultada pela redação do Blog, a Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro informou em nota que “realmente houve uma pequena intercorrência ambiental durante a construção de uma pequena via de acesso às propriedades dos Senhores MARCELO FARIA e PEDROA NOA. Contudo, os mesmos compareceram espontaneamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recolheram multa e pactuaram com ente público adesão ao “programa de recuperação de degradação ao meio ambiente”, nos termos do §2º do Artigo 225 da Constituição Federal. Por oportuno, ficou evidenciado que o ato foi involuntário, em detrimento de uma manobra errada feita por um de seus maquinistas”.
PARCERIA COM ONG
Após se redimir, nesta segunda-feira (16/08), junto com a ONG Natureza Bela e a Curupira Reflorestamentos, o ator acompanhou o plantio de diversas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e confessou que “estava encantado com as técnicas de reflorestamento”.
“Fica aqui o meu incentivo a todas as pessoas que tem terra aqui no Sul da Bahia, pra fazer o mesmo, plantar, reflorestar, pra que os nossos filhos, os nossos netos, tenham um futuro melhor. Vamos cuidar do que é nosso!” disse Marcelo Faria.
A restauração florestal é uma ação importante que viabiliza a reconstrução gradual da floresta, resgatando sua biodiversidade, função ecológica e sustentabilidade ao longo do tempo. Dentre os inúmeros benefícios da restauração ecológica encontram-se a proteção de bacias hidrográficas, melhoria da qualidade das águas, manutenção da fertilidade do solo e reciclagem de nutrientes, redução da poluição do ar, regulações climáticas, fixações de carbono e manutenção da biodiversidade.