O vereador/pastor Renato Bromochenkel, do Avante, novamente usou a tribuna da Câmara de Eunápolis para cobrar explicações da Prefeitura Municipal sobre o “não uso dos recursos para compra de Kits merenda escolar que até mais da metade do ano não foi entregue aos alunos da rede municipal de ensino”.
Renato estava indignado, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (05/08) e não fez questão de esconder.
Afinal, trata-se de um direito que não foi cumprido integralmente na gestão passada. Houve críticas, inclusive da atual gestora, quando em campanha, e com razão. Mas agora é a sua gestão que procrastina o direito dessas crianças. E sem justificativa já que os recursos são religiosamente repassados pelo Governo Federal.
Em sua fala, muito pertinente, o vereador lembrou que existem famílias dependendo do Kit merenda para alimentar seus filhos. Muitas dessas famílias enfrentam dificuldades, já que “centenas de famílias perderam seus empregos durante a pandemia e vivem desalentadas”.
Ora, se a Prefeitura de Eunápolis, que nasceu para ser grande, mas não consegue concluir um processo de licitação em tempo hábil, comprasse a merenda, além de alimentar as crianças, iria fazer a economia girar, já que o recurso tem que ser usado na agricultura familiar.
Como bem lembrou o vereador, “estamos no oitavo mês do ano e nada de licitação”. Isso acaba com a paciência até de um santo de pedra, quanto mais do pastor/vereador que desabafou na tribuna:
“Gente, já foi feito nesta Câmara todo tipo de expediente: requerimento, indicação, ofício e nada disso foi atendido pela Prefeitura. É um absurdo. Até este data esse mistério em torno da licitação para comprar a merenda escolar. Cidades bem menores que Eunápolis estão distribuindo a merenda”. Protestou.
É mistério sim, pastor!
Mistério também para simples mortais entenderem a profissão de fé de gestores que se dizem cristãos, mas parece que não entenderam a parte da oração que diz: “O Pão Nosso de Cada Dia Nos Dai Hoje”. Não amanhã, nem depois, nem quando concluir a licitação, mas hoje!
Amém!