Por Ascom/CME – Foto: Divulgação – Aprovada por unanimidade em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (05/08), na Câmara Municipal de Eunápolis, a indicação número 180/2021 do vereador Tiago Mota (Republicanos) que solicita ao executivo a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Uma indicação não tem força de lei, mas serve como uma proposta para que a Prefeitura implante a iniciativa com o objetivo de combater o racismo e a discriminação para reduzir desigualdades raciais, incluindo no aspecto econômico, financeiro, social, político e cultural”. Defendeu.
Dentre as competências previstas ao COMPIR, indicado pelo professor Tiago Mota, está a apresentação de propostas em âmbito municipal de políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos da população de Eunápolis, além de propor medidas de defesa dos direitos de indivíduos e grupos étnicos-raciais afetados pela discriminação racial e demais formas de intolerância, assim como zelar pelos direitos culturais dos negros e indígenas.
CONCURSO PARA AGENTES DE ENDEMIAS
O plenário também aprovou indicação número 175/2021, do vereador Ueliton Moraes (PMB), que solicita o envio de expediente à Prefeitura de Eunápolis para a realização do Concurso Público para provimento de vagas para Agentes de Endemias, “objetivando dar a oportunidade de ampliar o serviço.”
Pedro Queiroz (Solidariedade) indicou a construção de duas praças na Urbis I e Adriano Cardoso (Solidariedade) uma praça com parque infantil na Avenida Esmeraldo, no Bairro Santa Isabel.
Marcos Oliveira (PDT) apresentou indicação ao executivo no sentido de realizar revisão geral e requalificação da iluminação pública do Projeto Produzir, Projeto Maravilha e Projeto Santa Maria, na zona rural de Eunápolis, além da construção de um Complexo Esportivo no Bairro Itapuan.
A vereadora Carmem Lúcia (PSD) pediu a construção de um posto de Saúde no Bairro Santa Isabel e outro no Ivan Moura e Renato Bromochenkel (Avante) indicou a construção de acesso ligando a Avenida da Consolação, no Pequi, ao Minas Gerais a fim de permitir melhor mobilidade urbana na Avenida Cristóvão Colombo.