Entenda a diferença entre Clínica Veterinária Pública e Centro de Controle de Zoonoses

Featured Opinião do Blog
ilustração

Desde que a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torrres (DEM), sancionou uma lei criando a Clínica Veterinária Municipal, vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, muita gente vem perguntando sobre as ações do CCZ e outros confundem as responsabilidades de cada um desses órgãos. Para sanar algumas dúvidas, resolvemos tratar um pouco o tema, estabelecendo a diferença entre um e outro.

Primeiro vamos falar de clínica veterinária. Por iniciativa do vereador Jorge Maécio, a administração municipal já garantiu o serviço médico veterinário gratuito, encaminhado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente para assistência de animais de pequeno porte sob guarda responsável de moradores de Eunápolis de baixa renda, credenciados pela Prefeitura por meio de comprovação no Cadastro Único atualizado.

Jorge Maécio, autor do projeto – Foto: Milton Guerreiro

Os serviços oferecidos serão os procedimentos de exames, castrações, vacinações, partos e atendimentos clínicos. Também estarão incluídos os pets que tenham sido vítimas de acidente ou maus-tratos e em sofrimento.

AGORA O CCZ

Segundo: o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado ao SUS, é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses). Ele faz isso controlando as pragas urbanas como escorpiões, baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da secretaria Municipal de Saúde, não cuida de animais, mas de doenças que eles podem transmitir para os seres humanos como: Leptospirose, Doença de Chagas, Febre Maculosa, Raiva, Dengue entre tantas outras que podem levar as pessoas à morte.

Isso não quer dizer que o CCZ seja insensível aos animais. Ao contrário, através de palestras e em outras iniciativas, constantemente são passadas informações importantes sobre Posse Responsável e dicas necessárias para que eles tenham boa saúde e os pets estejam por muito tempo ao lado de seus donos.

CCZ NÃO É CLÍNICA VETERINÁRIA

Outro engano muito comum é as pessoas acreditarem que o CCZ oferece atendimento médico veterinário. Isso não acontece. Não há equipamentos de raio-x ou de ultrassom, por exemplo. O atendimento veterinário é realizado em casos específicos de zoonoses e castração.

A preocupação maior, portanto, está relacionada às enfermidades que atingem o homem através dos animais. Para alertar as pessoas sobre os riscos de um contato mais próximo com algumas espécies, o CCZ orienta sobre a prevenção de doenças que muitas vezes são desconhecidas da população.

Agentes de Combate às Endemias realizam trabalhos nas residências, Agentes de Controle de Vetores cuidam de Pontos Estratégicos, como borracharias, reciclagens e Imóveis Especiais como escolas e indústrias.

O CCZ realiza Controle de Profilaxia da Raiva e outras Zoonoses e a vacinação anual contra raiva e outras zoonoses. Observação de animais agressores (referentes às notificações de agressão feitas pelo serviço de saúde);

Recolhimento de animais errantes em estado crítico de doenças, atropelados ou agressivos com notificação realizada no serviço de saúde;

Animais domiciliados somente serão recolhidos após avaliação técnica se já tiverem agredido alguém, impossibilitando a convivência da família, ou mesmo se forem portadores de doença grave transmissível ao homem.

ADOÇÃO DE ANIMAIS

Adotar é tudo de bom! Além de você ajudar um animal abandonado, você ganha um amigo.

No Centro de Controle de Zoonoses de Eunápolis sempre há muitos cães e gatos que aguardam uma família. São diversos animais Sem Raça Definida – SRD, de pelagem curta, longa, filhotes, adultos, idosos, de todas as cores e alguns portadores de deficiências físicas, o que não os impedem de interagir e dar muito amor às pessoas.

Espero ter contribuído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *