Rui Costa inaugura Policlínica Regional para atender mais de 200 mil moradores do Extremo Sul da Bahia

Featured Notícias

Um investimento de R$ 27 milhões entre obras e equipamentos, a 17ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia foi inaugurada pelo governador Rui Costa (PT), acompanhando pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, nesta quinta-feira (10/06). Primeira policlínica da região, o equipamento atenderá cerca de 232 mil moradores de sete municípios do Sul do estado, com consultas médicas em diversas especialidades, exames, pequenas cirurgias, entre outros procedimentos.

O município de Eunápolis foi o sétimo e último a assinar o contrato e ingressar no consórcio, na quarta-feira (10)

Além das obras e equipamentos, para o funcionamento da policlínica, o Governo do Estado também arca com 40% dos custos. Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles.

O município de Eunápolis foi o sétimo e último a assinar o contrato e ingressar no consórcio, na quarta-feira (10). Com isso, o taxista Sergio Luís Oliveira, 58 anos, está coberto. “Com a chegada dessa policlínica, a saúde de Eunápolis e região vai ficar fortalecida. A população vai ter mais opção para poder fazer seus exames a partir dessa parceria com o Governo do Estado, que criou este consórcio reunindo várias cidades. Eu acredito que vai melhorar bastante a saúde para nossa região”.

Ao lado dos prefeitos dos municípios que aderiram ao equipamento, o governador e o secretário Vilas Boas descerram a placa inaugural sob muitos aplausos. A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM) solicitou ao secretário de saúde a instalação da UTI neonatal no Hospital Regional de Eunápolis e também novos equipamentos, como as macas para as enfermarias para internação de adulto e crianças.

“Estamos entregando R$ 27 milhões em investimentos. A policlínica, instalada em um prédio de um único pavimento, com área construída de 2,8 mil metros quadrados atenderá nas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Os atendimentos na unidade são realizados por agendamento, o que garante um atendimento com rapidez e sem filas.

Prefeita de Eunápolis solicitou ao secretário de saúde a instalação da UTI neonatal no Hospital Regional de Eunápolis

Também serão oferecidos na policlínica exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Sobre Porto Seguro, município pertencente à região, que não aderiu ao consórcio, o governador garantiu que a adesão pode ser feita a qualquer momento. “As policlínicas estão de portas abertas, e o gestor pode fazer a consulta de quanto a prefeitura, proporcionalmente, vai gastar com os custos dos serviços”, explicou.

“Com a entrega da policlínica daremos um grande salto em garantir mais saúde para o extremo sul da Bahia”, afirmou Fábio Vilas-Boas.

Também foram entregues os micro-ônibus que conduzirão os pacientes a Policlínica.

A policlínica vai contar ainda com seis microônibus para fazer o transporte dos pacientes dos municípios de Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz de Cabrália até Eunápolis e também a volta para casa.

Segundo a partir da direita, o ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, considerado baluarte na parceria para construção da Policlínica

“Ando pelo Brasil inteiro e é difícil ver um estado e uma capital que tenham investido tanto na área da saúde. Tem muito estado por aí que está cortando verba. Esse equipamento não deixa a desejar a nenhuma clínica particular de saúde no Brasil, toda climatizada e com excelentes profissionais”, afirmou Agnelo dos Santos, presidente do Consórcio da Policlínica da Costa do Descobrimento. De acordo com o prefeito, “a policlínica é de fundamental importância para melhoria dos serviços e da acessibilidade ao SUS”.

Cláudia Oliveira (primeira a esquerda) primeira presidente do Consórcio

Participaram da inauguração os deputados federais Ronaldo Carletto, Uldurico Junior (PROS), Valmir Assunção e Paulo Magalhães, deputada estadual Maria Del Carmem, Jacó e Bira Coroa, o vice-prefeito de Eunápolis, Wanderson Barros, o presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio, a ex-prefeita de Porto Seguro e primeira presidente do Consórcio, Cláudia Oliveira, o ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, considerado baluarte na parceria para construção da Policlínica, secretários de saúde dos municípios consorciados, a diretora geral da Policlínica, Camila Soares, populares e imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *