Cairu, onde fica Morro de São Paulo, o terceiro maior destino turístico da Bahia, só superado por Salvador e Porto Seguro, está em vias de passar por um upgrade. O governo federal carimbou o resultado da visita feita por técnicos dos ministérios da Economia e do Turismo que incluiu o Morro no programa Belas Praias, junto com outras três: Maragogi, em Alagoas; Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; e Florianópolis, em Santa Catarina.
Uma das ideias do projeto é transformar a Fortaleza do Morro de São Paulo, de 1630, em um centro náutico, com uma marina, que também será receptivo de cruzeiros. Hildécio Meirelles (DEM), o prefeito, aposta tudo nisso:
– Estamos caminhando para transformar o Morro no melhor destino da Bahia.
Ao longo da história a Fortaleza passou por inúmeras destruições e reformas. As destruições vieram nas várias batalhas com balas de canhão armas de artilharia, na destruição de tempestades e do próprio tempo e do mar.
Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Forte estava em ruínas, a mercê do desmoronamento. No ano 2010 as obras de restauração começaram e ainda não cessaram. Mesmo com sua estrutura e aparência e estrutura abaladas, ainda podemos contemplar uma belíssima paisagem.
É na Fortaleza de Tapirandú que nativos, moradores e turistas se encontram no final da tarde para assistir o belíssimo espetáculo da natureza que o Pôr do Sol de Morro de São Paulo oferece. Além de avistar os golfinhos que estão nas águas em frente, dando shows de acrobacias e saltos se tiver um pouquinho de sorte. POR SUCOM/BAHIA