A Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Eunápolis desta terça-feira (27/04) teve a presença da professora Jovita Lima Silva, presidente da APLB/Sindicato Costa do Descobrimento, que usou o espaço da tribuna livre para cobrar da Secretaria de Educação do Município o programa de retorno das aulas semipresenciais nas escolas da rede municipal.
Segundo ela, o plano da prefeitura, até agora, ”se resume a entregar, aos alunos, apenas uma folha de tarefas para que o estudante responda em casa”. Para que a educação e o aprendizado realmente ocorram, de maneira efetiva, continuou a professora, “será preciso estabelecer um plano bem definido, organizado e seguro, com base nas determinações das Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária”.
Jovita exibiu na tribuna, cópias de 18 requerimentos que já encaminhou à secretária de Educação do município, para que os professores possam ajudar a definir seus planos, respeitando as recomendações básicas de segurança pelos órgãos responsáveis e os princípios da educação.
Esse plano propõe definir os objetivos e as metas, bem como as ações necessárias para alcançá-los, o estabelecimento de prazos e a divulgação das diretrizes para que todos os envolvidos possam colocar em prática o acompanhamento dos resultados. Por fim, reivindicou a vacinação para todos os profissionais da educação, para que para que o retorno às aulas aconteça de maneira segura.