Após a definição de oito vereadores eleitos para a Câmara de Eunápolis em torno do seu nome, o atual presidente, Jorge Maécio (PP), oficializou a candidatura colocando seu nome à disposição para continuar no comando da Casa de Leis, mas avisou que espera que haja “consenso” dos parlamentares bem como o aval da prefeita eleita, Cordélia Torres (DEM), para que evitem desgaste.
Segundo ele, o apoio da prefeita eleita é fundamental para a sua candidatura, embora ela não esteja opinando no processo e já avisou, por meio de uma fonte, que vai respeitar a decisão do Poder legislativo.
Maécio lembrou que todos os 17 vereadores eleitos têm legitimidade para concorrer ao cargo, mas ainda torce para que não haja disputa e sim consenso para presidência e demais cargos (mesa diretora). “Não é do meu perfil político nem da minha vontade, rivalizar com mais dois colegas [Arilma Rodrigues e Arthur Dapé] eleitos no mesmo palanque que eu fui”.
HARMONIA
Maécio foi o vereador mais votado dentre os candidatos da base governista nas eleições de 15 de novembro e diz que espera continuar mantendo uma relação de respeito com a futura chefe do poder executivo. Ele assinalou que “a motivação que os fez caminhar juntos na campanha eleitoral é a mesma que fará com que esteja empenhado em ajudar a prefeita a realizar um governo revolucionário na história recente de Eunápolis”.
Do ponto de vista do parlamentar, “um cenário de disputa não seria adequado para este momento de pandemia, de consternação e incertezas na economia, especialmente para a prefeita Cordélia Torres, que enfrentou todo o período da transição e preparação do seu futuro mandato ao lado do marido, Paulo Dapé, que se recupera da Covid-19 em São Paulo”. Ponderou.
ELEIÇÃO
Dos 17 vereadores eleitos, apenas 3 foram reeleitos. O DEM passa a ter a maior bancada a partir de 2021, com três parlamentares. O PP e o PSD têm 2 representantes cada um.
A eleição para definir a nova Mesa Diretora vai ocorrer no dia 1° de janeiro e será conduzida pela vereadora com maior idade, Carmem Lúcia (PSD), que assume provisoriamente como presidente para empossar os demais. Em seguida, o presidente eleito para a legislatura 2021/2022 dá posse ao vice-prefeito Wanderson de Barros (PSL) e à prefeita Cordélia Torres (DEM).