As redes sociais estão cheias de ódio e comentários pesados, agressivos e de Fake News, mas nesta quinta-feira (03/12) eu prefiro ficar com uma imagem simbólica, flagrada na Câmara de Vereadores de Eunápolis, que despertou a atenção do diretor parlamentar e grande fotógrafo, Milton Guerreiro, e também a nossa.
Trata-se do abraço afetuoso entre dois adversários políticos: Gildair de Almeida e Arthur Dapé, este último, fragilizado e esperançoso diante do quadro de saúde do pai dele, Paulo Dapé, que luta contra o Covid-19 e inspira cuidados médicos e as orações de todos.
O fato de estarem em lados políticos apostos não retirou de Gildair a capacidade de enxergar a dor de quem nos rodeia e, por outro lado, não retirou do jovem Arthur a capacidade de aceitar e compreender a demonstração sincera de solidariedade do colega parlamentar.
Evidente que a gente sabe que solidariedade e empatia é o mínimo do que podemos fazer por nossos semelhantes, no entanto, em meio a tanto sentimento pesado instado no tribunal das redes sociais, preferimos [Milton Guerreiro e eu] registrar e divulgar o exemplo desses dois jovens vereadores.
Parabéns, Gildair e Arthur Dapé.
Como no exemplo de vocês, sem nem saber que estavam sendo fotografados, precisamos agir como humanos e colocar em prática o mínimo de afeto e gentileza. E não precisa ser um especialista em altruísmo pra isso. Basta somente se colocar no lugar dos outros.