Se em 90 municípios baianos não haverá vereadoras a partir de 2021, em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, que elegeu duas vereadoras, uma delas teve um feito raro. Carmem Lúcia Gerino Maciel, do PSD, com 1.360 mil votos foi a mais votada dentre todos os 304 concorrentes e retorna a Casa após 8 anos em que esteve fora do poder, mas acompanhando e colaborando com o mandato do marido dela, Aderbal Dias do DEM.
Natural de Garanhuns, em Pernambuco, residente em Eunápolis desde o primeiro ano de vida, casada e mãe de três filhos, a campeã de votos de 2020 também carrega a marca de ter sido a primeira mulher a ser eleita presidente da Câmara de Vereadores da cidade, no período legislativo de 2009/2010.
Entre as principais bandeiras de Carmem está o fim das longas filas para atendimento nos postos de saúde.
“Eu tenho um projeto que gostaria muito que a prefeita eleita colocasse em prática que é ter sempre médicos e odontólogos a disposição, em dois turnos, em todos os postos de saúde do município. Não precisamos de fila para marcar consultas, mas que o paciente já saia da sua consulta com o pedido de exame marcado para um especialista, se for o caso, e com seu medicamento em mãos. Isto é uma bandeira nossa”.
Carmem está segura que o fim das filas permitirá desafogar a demanda do Hospital Regional do Bairro do Pequi. “Ali de fato, deve funcionar somente urgência e emergência e aí vai sobrar tempo para mais cirurgias”. Carmem também defendeu a reabertura imediata das cirurgias eletivas no município para atender aos pacientes do SUS.
CULTURA
Carmem disse que também pretende defender a implantação de uma escola de tempo integral, principalmente nos bairros mais carentes como Alecrim, Juca Rosa, Rosa Neto ou no Pequi. Apontou.
A vereadora mais eleita no palanque do atual prefeito, Robério Oliveira (PSD), também sugere que é preciso desmembrar a Cultura da estrutura da Secretaria da Educação. “Temos que desmembrar a Cultura e valorizar a Cultura, porque ela está apagada e isso não pode mais, em pleno século 21 em que nós estamos não temos cultura. Precisamos incentivar o teatro, a dança etc”. Comentou.
AGRADECIMENTO
Reconduzida ao Poder Legislativo como a mais votada da cidade, Carmem Lúcia agradeceu o feito ao povo de Eunápolis e admitiu que acreditava na sua eleição devido ao trabalho social que vem prestando no município durante os oito anos em que esteve fora da Câmara. “ Isso me trouxe enorme satisfação”. Exultou.
A vereadora eleita disse que voltou com a mesma vontade de trabalhar pelo povo e descartou, neste momento, qualquer disputa pela presidência da Mesa Diretora da Casa. Ela afirmou que é “muito cedo para começar a briga pela presidência”.
“Eu estou observando pessoas que não têm nenhuma experiência já lançando seu nome. Eu admito que fui procurada, por quatro vereadores eleitos, novatos, me pedindo para ser a candidata a presidente, mas nós estamos analisando. Se nós tivermos uma votação que vai levar a vitória, eu vou tá junto com eles sim, mas não começarei uma campanha tanto tempo antes, isso é bobagem. Eu não preciso me promover e nem preciso aparecer”. Concluiu.