Seis candidatos a vereador em Eunápolis não recebem nem um voto sequer

Notícias Opinião do Blog
Candidata do MDB com 0 voto – Foto: Reprodução

Seis candidatos a vereadores em Eunápolis, três homens e três mulheres, não receberam nem um voto nas eleições municipais de 15 de novembro. São eles: Moreno Seguichi da Rede, Val Barbeiro do PSB, Walter do PSL; Gê do MDB, Janini Silva PSL e Hosana do Solidariedade.

O Blog ainda está apurando se esses candidatos receberam algum recurso para suas campanhas e se declararam algum tipo de gasto.

Segundo o Portal G1, em todo o Brasil 5 mil candidatos tiveram suas candidaturas “zeradas”. As mulheres respondem por 65% do total de candidaturas ‘zeradas’ nas eleições municipais de 15 de novembro. O levantamento G1 se baseia em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso aconteceu apesar de as candidaturas femininas representarem apenas 33% do total de candidatos.

Hosana do Solidariedade, também 0 voto – Foto: Reprodução

Como os partidos são obrigados por lei a ter um terço de mulheres nas chapas alguns especialistas afirmam que “não ter nem o próprio voto é um indício de candidatura laranja, aquela feita apenas para cumprir o mínimo obrigatório por lei”.

POSSÍVEL FRAUDE

O Portal G1 aponta ainda que, caso seja comprovada, a fraude na cota de gênero pode levar à cassação de toda a chapa, segundo o TSE. Antigamente existia repercussão direta só para a candidatura. Mas hoje o entendimento é que todos os votos daquele partido no município vão ser anulados.

O Ministério Público Eleitoral costuma fazer a varredura dos candidatos para identificar possíveis laranjas. Além da falta de votos, ele lista a inexistência de gastos de campanha e fotos e documentos retirados da internet como outros possíveis indícios.

Se a pessoa não teve voto algum e nem gasto algum, isso vai formando elementos para que, se o MP entender, possa iniciar um procedimento investigatório para ver se a candidatura é uma fraude ou não.

O Blog tentou ouvir esses candidatos mas ainda não obteve sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *