Surpreendendo pela presença e participação, o encontro do candidato a prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), e o vice, Paulinho Toa-Toa, com os servidores contratados pelo município para a secretaria da Educacão reuniu quase uma centena de trabalhadores temporários como professores, monitores, merendeiras e auxiliares de serviços gerais, pessoas da comunidade e candidatos a vereador.
O evento aconteceu na noite desta terça-feira (28/10), no comitê de campanha da coligação “Aliança do Bem”, localizado na Rua da Canseira, 245, na Orla Norte da cidade.
Para a professora Neanes, o grupo é muito grande porque tem apoio dos familiares dos contratados. Ela foi a primeira a falar e entregou uma Carta Aberta aos candidatos onde aponta, como a principal preocupação, “a falta de valorização dos profissionais temporários na Educação do município. O tratamento dado a quem não tem concurso é humilhante”, lembrando que a maioria trabalha em condições insalubres.
O mesmo tom foi seguido pelos diversos participantes do encontro ao tratar de temas como gestão escolar, merenda, transporte e respeito a direitos trabalhistas.
Uma das exposições mais discutidas foi a questão da atenção da saúde do professor seletivado que não tem direito a plano de saúde, além das dificuldades até do reconhecimento da APLB/Sindicato como interlocutor dos professores temporários junto à gestão, o desrespeito às normas de trabalho, o descumprimento do piso previsto no Plano de Cargos e Salários.
EQUIPARAÇÃO SALARIAL
O deputado Jânio Natal e candidato a prefeito de Porto Seguro, reafirmou o compromisso da sua chapa com uma educação inclusiva e participativa e prometeu, se eleito, realizar dois concursos públicos. Também garantiu que vai equiparar o salário do contratado ao salário base do professor efetivo.
Jânio, fez um histórico de sua participação na política baiana, lembrando que já foi prefeito em Porto Seguro e promoveu a realização de concurso público, lembrando a defesa dos professores nos diversos cargos que já exerceu na sua relevante carreira política na Bahia.
Ele reconheceu as dificuldades do grupo, defendeu a melhoria efetiva das condições de trabalho, e prometeu que o município, se ele for eleito, vai realizar cursos de capacitação continuada para os profissionais, reforma e modernização dos equipamentos escolares, transporte e respeito ao Plano de Cargos e Carreira.
Ao final, a avaliação feita pelos professores contratados foi extremamente positiva. É a primeira iniciativa de se discutir política de educação com candidatos que irão gerir a educação a partir do próximo ano.
“A Educação é essencial e indispensável para uma sociedade saudável e próspera, por isso reforçamos cada vez mais o nosso compromisso com a educação, com o aprendizado e com a valorização dos nossos professores, que são verdadeiros pilares da nossa cidade”, finalizou Jânio Natal.