No próximo dia 15 de Novembro os quase 79 eleitores aptos a votar em Eunápolis vão as urnas eleger um ou uma dentre cinco candidatos ao Executivo e 17 dentre os candidatos a vereadores. 18 partidos registram 312 candidaturas à Câmara Municipal de Eunápolis o que corresponde à uma média de 18,47 de candidatos por vagas.
Entre os partidos, os que mais nomearam candidatos a vereador são o PSC – 26; o DEM, o Solidariedade e o PSB, com 25 candidatos cada. Em seguida, estão o Avante, o PSL e o Republicanos com 23 candidatos cada. O PP e o PL ambos com 22 cada. No final da lista estão o Patriota e o PSOL com 3 candidatos cada. DC, PV, PSDB, Cidadania, PTB e PRTB não indicaram candidatos.
Veja a lista completa: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais
O número de concorrentes desta vez é maior do que as eleições de 2016, quando 172 disputaram as 17 vagas no Poder Legislativo. Além disso, a lista tem mais de 40 por cento de nomes que já tentaram a vitória pelo menos uma vez. Tem ainda um recordista de mandatos, Osvaldo Pereira dos Santos, o Vavá da Farmácia, que se vencer mais esta emplacará sete mandatos. Ou seja, no final deste ano o parlamentar completará 24 anos no cargo em sucessivas eleições.
Dos 17 atuais ocupantes das vagas no Legislativo de Eunápolis, cinco declinaram de concorrer à reeleição: Ramos Filho, Jota Batista, Aderbal de Carmem, Cherubino José de Souza e Paulo Brasil.
A eleição do primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro.