A Câmara de Vereadores de Eunápolis aprovou, por unanimidade, em primeira e segunda votações, o reajuste salarial anual de 4,31% aos servidores efetivos do Poder Legislativo. Foi realizada uma sessão ordinária e mais duas extraordinárias, convocadas a semana passada.
O Projeto de Lei do Legislativo nº 05/2020 atualiza a Lei nº 1.178/2019.
O reajuste, ou reposição da inflação, determina um aumento das despesas, mas que já estão adequadas com a Lei Orçamentária Anual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, sendo contabilizado nas dotações orçamentárias já existentes.
O projeto segue, a partir de agora, para sanção do prefeito municipal. Os valores deverão ser reajustados ainda na folha deste mês de março.
Enfrentamento ao Novo Corona Vírus
O espaço do grande expediente, com tempo reduzido para 10 minutos, o vereador Jota Batista (PSC) solicitou a mesa diretora a convocação do secretário de saúde do município, para tratar das medidas de enfrentamento o Novo Coronavírus que têm sido adotadas pelo município.
Disse ele, “a saúde de Eunápolis não tem condições de cuidar de uma gestante, que deu a luz na recepção de um hospital, por isso me preocupo pela dimensão do problema e pela falta de capacidade administrativa da prefeitura”.
Também o presidente da Comissão de Saúde, Arthur Dapé (DEM), reforçou o pedido para convocação do titular da pasta da saúde no município.
Por sua vez, Jurandi Leite, do Cidadania, usou o grande expediente para agradecer ao chefe de gabinete da CERB, Neto Carletto, a melhoria do sistema de água do distrito de Mundo Novo.
“Após minha solicitação, o amigo e pré-candidato a prefeito encaminhou o requerimento à CERB que fez as melhorias necessárias para atender à comunidade. O poço tem 98 metros de profundidade e a bomba estava trabalhando só com 48m. Com a perda de 50m a vazão havia diminuído e esta era a principal causa da falta d’água”, informou o parlamentar.