As manchas de óleo continuam avançando pelo litoral da Bahia e agora chegaram às localidades de Porto Seguro, 25ª cidade baiana atingida pelo petróleo. Pescadores e marisqueiros dos distritos de Trancoso e Arraial d’Ajuda localizaram as manchas em três praias da região.
Diante da situação preocupante, o governador Rui Costa, por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), disponibilizou equipamentos e pessoal para ajudar no recolhimento do óleo nas praias.
“É preocupante ver que as manchas de óleo estão avançando pelo nosso litoral”, lamentou o chefe de gabinete da presidência da CERB, Neto Carletto. “Em 30 de agosto foi avistada a primeira mancha na costa brasileira e de lá pra cá a situação não tem melhorado”. Enfatizou.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Bahia lidera o ranking da lista de localidades atingidas, totalizando 74 locais afetados. “Não podemos ficar de braços cruzados diante desse crime ambiental”, Completou Neto.
Com o surgimento das manchas em Porto Seguro, a tendência do avanço do óleo para o Sul do estado se confirma e agora atinge o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, arquipélago que abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e fechou visitação por três dias.