O governador da Bahia em exercício, João Leão (PP), assina nesta segunda-feira (14/10), às 14h, na Governadoria, o Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para os municípios atingidos por manchas de óleo no litoral.
Estarão presentes também representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ibama, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defesa Civil Estadual, além de membros das prefeituras de cidades afetadas.
Na manhã desta segunda-feira (14/10), o secretário de Meio Ambiente do estado, João Carlos Oliveira, sobrevoou o litoral baiano, ao lado do Coronel Telles, uma professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia e o responsável pelo plano de área da Baía de Aratu. O objetivo da operação foi identificar o deslocamento das manchas de óleo.
“Uma das nossas prioridades nesse momento é conter o avanço do óleo para as áreas de manguezais e estuários”, disse ele em suas redes sociais.
No dia anterior, 13, o governador em exercício já havia participado de uma reunião do Comando Unificado de Incidentes. A Secretaria de Meio Ambiente informa que mobilizou uma força-tarefa para fazer a contenção e limpeza das manchas de óleo, que atingiram oito municípios baianos. COM INFORMAÇÕES DA SECOM/BAHIA.