Nas redes sociais, internautas e pais de estudantes denunciam o que chamam de descaso da Prefeitura de Eunápolis com relação às condições dos veículos contratados para fazer o transporte de crianças, adolescentes e jovens estudantes do município. Veja o vídeo abaixo:
Vídeos com um ônibus escolar soltando fumaça foi postado por vários internautas com a legenda irônica em alusão ao carro do fumacê da dengue, ou mesmo “carro da SUCAM” como está sendo chamado.
Brincadeiras a parte, verdade é que as condições de parte da frota são precárias e, apesar dos inúmeros problemas mecânicos que estariam prejudicando muitos alunos, a Prefeitura ainda não teria adotado providências para resguardar a segurança dos usuários.
De acordo com vários pais, os veículos que transportam os alunos apresentam constantes problemas mecânicos que causam atrasos e até perda de aulas por parte dos alunos afetados.
Alguns problemas de lanternagem seriam inaceitáveis em veículos particulares e, no entanto, são utilizados no transporte escolar. Segundo um pai que não quis se identificar, “tem carro de transporte escolar com descarga solta e até sem o escapamento”.
A manutenção desses veículos é muito importante, principalmente porque em alguns bairros da nossa cidade existem muitas ladeiras, como no caso do Alecrim. Se faltar freio, por exemplo, pode haver um acidente grave.
O problema é que em Eunápolis parece que não há forma de cobrar fiscalização.
Como se dizia na época do Brasil Colônia, quando não existia uma forma de reclamar: “Va se queixar ao Bispo”.