O município de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, recebeu nesta sexta-feira (26/04) a visita de milhares de visitantes de todo o Brasil para comemorar os 519 anos de evangelização do território nacional com uma Missa Solene na Praia de Coroa Vermelha, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom José Edson Santana com a participação de todo o clero diocesano.
O evento contou com o apoio da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e lazer da prefeitura local com o objetivo de reforçar a identidade cultural e manter a tradição do povo.
Antes da celebração da missa, a procissão de Nossa Senhora da Esperança saiu do Bairro V Centenário rumo à Praça do Cruzeiro em Coroa Vermelha.
Para a Diocese local, nas palavras de Dom José Edson de Santana, “fora as discussões sociais, históricas e políticas sobre pseudo “descobrimento do Brasil”, Coroa Vermelha é a nossa Belém e os irmãos portugueses são aqueles que nos trouxeram a grande riqueza da fé cristã, são os primeiros a celebrar essa fé através da Primeira Missa que marca hoje os 519 anos de Evangelização da fé celebrada pelos missionários que aqui chegaram naquele 1500”.
Segundo ele, o distrito de Coroa Vermelha, por ser tratar de um espaço público, sob a gestão da municipalidade, que a Diocese utiliza nas datas comemorativas, “constitui-se de um espaço sagrado, de importância singular para a Igreja e para a memória histórica do Brasil”.
TRADIÇÃO
Todos os anos, a Diocese de Eunápolis reúne todas as suas Paróquias e comunidades, na Coroa Vermelha, para celebrar no lugar onde fica o marco histórico da Primeira Missa, o aniversário dessa celebração que marcou o início da Evangelização nas Terras da Santa Cruz. Para os católicos, a Santa Missa dos 519 anos, como todas as anteriores, faz lembrar a fé e a vivência cristã.