Os índios pataxós de várias aldeias localizadas na Costa do Descobrimento iniciaram no início da manhã desta quarta-feira (27/03) mais um protesto contra a municipalização da saúde indígena. A concentração começou por volta das 06h na BR 367, próximo a ponte que dá acesso a Aldeia Nova Coroa, no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.
Os manifestantes interditaram a ponte e um trecho da rodovia em frente à aldeia.
Já no município de Itabela, estudantes e professores da escola indígena da Aldeia da Boca da Mata, que fica no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, suspenderam as aulas nesta manhã e circularam em torno da aldeia exibindo cartazes de protestos contra a medida do governo federal.
O ato acontece três semanas depois de uma primeira mobilização organizada pelos indígenas que paralisou a BR 101 no início de mês de março.
A reivindicação dos índios é, novamente, para que a saúde indígena continue sendo de responsabilidade do Governo Federal, através da Secretaria da Saúde Indígena (SESAI), e são contra a transferência da pasta para a administração dos municípios brasileiros.
PROTESTO
Segundo informou o grupo das aldeias de Santa Cruz Cabrália, o objetivo é que o protesto reúna ao menos 2 mil pataxós na Costa do Descobrimento. Eles começaram a chegar à concentração a pé, através de ônibus e carros particulares, levando seu próprio lanche e água.
Por áudios, divulgados em grupos de whatsap, os organizadores do movimento indígena alegavam falta de recursos para amplificar o protesto.