Durou quase duas horas a e meia a reunião entre os moradores da Orla Norte de Santa Cruz Cabrália (Guaiú, Santo André e Santo Antônio) que protestaram, durante dois dias, interditando trechos da Rodovia BA 001, e o prefeito Agnelo Santos (PSD). O encontro aconteceu na manhã deste sábado (16/03) na sede da secretaria de Educação do município.
Na reunião, representando o poder público, estavam o prefeito Agnelo Santos e a secretária de Educação, Dilza Reis, além dos secretários de Saúde, Infraestrutura, o chefe do transporte e o procurador jurídico do município.
Uma comissão formada por quatro representantes do Guaiú, quatro do Santo Antônio, dois de Santo André e o Cacique José Ailton Pataxó, da Aldeia Aratikum, pediu agilidade na implantação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada para todas as três vilas. A Orla Norte de Cabrália é uma região cobiçada por empreendimentos imobiliários voltados ao turismo.
“Queremos ser olhados pela prefeitura. Não se trata de perseguição política com ninguém, mas sim pedindo o que nos é de direito”, disseram os moradores.
PAUTA DO MOVIMENTO
A água de qualidade, o transporte escolar com segurança para os estudantes, a renovação da carteirinha das balsas para os moradores nativos, a iluminação pública, abertura dos acessos às praias, limpeza das valas e a escolha do administrador de bairro por voto direto da comunidade foram os temas tratados pelos moradores. Essa é a pauta entregue pela comissão ao prefeito e foi a gota d’água para os dias de protestos fechando a estrada que dá acesso a Santo Antônio e à balsa.
Diante das denúncias e reivindicações dos moradores, o prefeito garantiu dar prioridade ao fornecimento de água tratada, prometendo iniciar o trabalho na segunda-feira (18/03). Quanto ao transporte escolar, o prefeito disse que “não sabia dos problemas” a despeito de os moradores terem feito vários vídeos, divulgados nas redes sociais, denunciando os carros quebrados e as portas amarradas de borracha, além dos constantes atrasos no percurso.
Agnelo Santos prometeu trocar, também na segunda-feira, os veículos que fazem o transporte escolar.
Para os moradores ficou o sentimento de sucesso do movimento reivindicatório. “Estamos passando por dificuldades e precisamos que alguém olhe por nós”, conta o presidente do Grupo Ação do Desenvolvimento da Pesca Artesanal Sustentável (GADAP) do Guaiú, Adriano Souza de Souza de Jesus.
Ainda neste sábado, às 18, a Comissão de Moradores da Orla Norte de Santa Cruz Cabrália vai realizar uma reunião, numa casa ao lado do posto de Santo do Guaiú, a fim de avaliar o movimento e encontrar mecanismos de acompanhando das promessas do prefeito Agnelo Santos.