Lídice ataca projeto de Coronel contra cota de 30% de candidatas mulheres

Featured Notícias
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) – Foto: Divulgação

POR POLÍTICA LIVRE – A deputada federal Lídice da Mata (PSB) classificou como descabido e inadmissível o projeto protocolado por Ângelo Coronel, no Senado Federal, que propõe a revogação da cota de 30% das candidaturas de mulheres.

Lídice lembra que justamente por conta da cota dos 30% que a bancada feminina cresceu 51% na Câmara, atingindo 77 parlamentares.

“Foi a campanha com o maior número de candidaturas e de mulheres eleitas na história do Brasil”, afirmou a deputada. “O que facilita as candidaturas laranjas é justamente a falta de estímulo e de espaço para as mulheres dentro dos partidos”, completou.

Senador da Bahia quer extinguir a cota de 30% para mulheres. – Foto: Divulgação

“Este projeto não condiz com a luta das mulheres no Brasil pelo aumento da participação na política. Estarei à frente da resistência a este retrocesso e não estarei sozinha. Nosso lema é Mais Mulheres na Política”, finalizou.

DEFESA

O presidente municipal do PT, ex-vereador Gilmar Santiago, afirmou nesta quarta-feira (27) que se associa à deputada federal Lídice da Mata (PSB) na defesa da cota de 30% para mulheres no parlamento. Segundo Gilmar, o projeto do Senador Ângelo Coronel (PSD) “é um retrocesso, pois não se combate candidatura laranja retrocedendo em um direito que busca garantir mais equidade entre homens e mulheres no processo de representação política”.

“O projeto do senador Angelo Coronel é, no mínimo, um equívoco, pois em vez de acionar outros mecanismos para combater a fraude das candidaturas laranjas, como maior controle da justiça eleitoral e fiscalização dos partidos políticos, ele apresenta um projeto que vai de encontro a lutas das mulheres. Não foi para isso que o povo baiano o elegeu para o senado”, disse o dirigente petista.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *