O ano começa em Eunápolis com a notícia do fim da Inspetoria da Secretaria Estadual da Fazenda no município prejudicando prefeituras, contadores, advogados e pequenos empresários, além dos contribuintes, de todos os oito municípios da Costa do Descobrimento.
O anúncio provocou reações do deputado estadual Jânio Natal, diretores lojistas e advogados. Além disso, diversos setores da sociedade vêm oferecendo resistência à medida.
Exceto o prefeito da cidade, Robério Oliveira (PSD) aliado do governador.
As críticas apontam para o fato de que contribuintes dos municípios de Eunápolis, Itabela, Itagimirim, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Guaratinga, Itabela e Belmonte não sabem como vão agir para resolver suas demandas. Se vão se deslocar até a sede Teixeira de Freitas ou se vão buscar atendimento via SAC para obter o mesmo atendimento.
Outro fator que considero muito importante é que os usuários da Inspetoria teriam que se deslocar até Eunápolis e aqui compram combustíveis, pneus, alimentos, roupas e outros produtos nos estabelecimentos comerciais da cidade, gerando emprego e renda para o município.
Apesar de prejudicar a população, a medida não foi contestada pelo prefeito da cidade nem pela Câmara de Vereadores onde a maioria é aliada ao prefeito e ao governador.
Há quem diga que enquanto a população está preocupada com o fechamento da SEFAZ o prefeito, por sua vez, “não sabe o que faz para se salvar da Operação Fraternos”.
Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.