A presidente da Associenge, Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento, Oni Márcia Nascimento, cobrou da superintendência Regional do DNIT na Bahia, providências imediatas no sentido de garantir a manutenção da Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101 em Itapebi.
A estrutura apresenta sinais de erosão na base submersa, bem como a corrosão das estacas (que são as fundações submersas que unem os blocos). As imagens ficam evidentes quando a águas do rio estão baixas, causando inquietação na população regional. A ponte, inaugurada em 1962, tem vão de 500 metros e por ela circulam milhares de veículos, diariamente.
Respondendo a consulta, por meio de uma mensagem de áudio à diretora da Associenge, Karen Daniela, o superintendente regional do DNIT no Estado da Bahia, Amauri Souza Lima, reconheceu a necessidade da realização de um amplo serviço de manutenção nesta e em outra ponte mais próxima, mas descartou as chances de um colapso em sua estrutura.
“Nós já tomamos as providências. Existe um projeto de recuperação dessa ponte e de uma outra mais próximo. Excepcionalmente até a diretoria colegiada do DNIT já delegou competência pra gente iniciar o processo licitatório o mais rápido possível”.
O superintendente falou ainda que o DNIT/Bahia está finalizando o processo licitatório para iniciar os reparos estruturais na ponte. O local necessita de reparos estruturais, mas descartou qualquer tipo de ameaça de desabamento.
“Esse processo já se iniciou e a tendência é que a gente já tenha, nos próximos dias, o nome da empresa vencedora. Providências estamos tomando. Sabemos que a ponte não tem problemas estruturais maiores no momento, mas no momento é preocupante e precisamos de tomar as providencia e estamos fazendo isso”. Assegurou Amauri.