OUTUBRO ROSA – Especialista chama atenção para a detecção precoce do câncer de mama

Featured Notícias
O autoexame é importante – Foto: Radar64

O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é um dos maiores aliados da prevenção e na cura da doença. Para isso existem diversos procedimentos que podem ser realizados, como hábitos de vida saudáveis, o autoexame e a mamografia.

Mas atenção, de acordo com o especialista em diagnóstico por imagens, Francisco Oliveira Soares, todos estes exames devem ser feitos periodicamente a fim de permitir a identificação de lesões menores e iniciar o tratamento mais rapidamente.

“O exame detecta melhor os nódulos, calcificações e distorções da mama, bem como as lesões não palpáveis no autoexame e serve para complementar a mamografia digital além de reduzir, significativamente, a superposição de tecidos mamários, que poderiam impedir a detecção do câncer o mais precocemente possível, antes do aparecimento dos sintomas”. Explica o doutor Fernando.

TRATAMENTO PRECOCE

Segundo Francisco Oliveira, o sucesso do tratamento do câncer de mama tem muita relação com o tamanho da lesão. Quanto menor a lesão, maior a chance de cura da doença. “Sabe-se que os tumores com menos de um centímetro de espessura, dependendo da sua agressividade, chegam a ter taxa de cura equivalente a 95%”.

O médico Francisco Oliveira ressalta que “quando o tumor é detectado ainda dentro no ducto mamário, que são os chamados carcinomas in situ [ou seja, o câncer no seu estágio mais inicial, quando ainda não invadiu estruturas profundas], a taxa de cura pode chegar a 100% dos casos”.

Acompanhe o que diz o especialista:

Médico Francisco Oliveira do Ibmed – Foto: Radar64

“Imagine a mama como se fosse um cacho de uvas, essa é arquitetura da mama. Imagine que as uvas sejam os chamados lóbulos mamários e os ductos são os pequenos talos da uva. A maioria dos cânceres surge daqueles talos. Então, quando ele ainda está dentro daquele canalículo e não saiu ainda daquela árvore canalicular, a chance de cura é muito grande, aproximando-se de 100% das vezes”.

O EXAME DE MAMA

O exame de mamas é realizado por meio de equipamentos de última geração, onde são capturadas imagens adicionais de glândulas mamárias e axilas em diferentes ângulos, para que todas as estruturas mamárias fiquem visíveis.

Monitores de alta resolução auxiliam o exame das imagens com o intuito de garantir um laudo mais preciso, propiciando diversos benefícios para as pacientes. Neste equipamento o médico faz a ampliações das áreas de interesse, permitindo maiores informações para o estudo da mama.

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, ou que já desenvolveram a doença, devem começar o exame a partir das 35 anos. – Foto: Radar64

A mamografia digital permite identificar pequenos tumores intraductais, sem distorcer ou perder a nitidez, pela capacidade de grandes ampliações.

O exame das mamas deve ser realizado anualmente em mulheres a partir dos 40 anos. Recomenda-se que a paciente não faço uso de talcos, desodorantes ou qualquer outro tipo de produto que possa gerar resíduos provocar imagens falsas nas películas.

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, ou que já desenvolveram a doença, devem começar o exame a partir das 35 anos.

MULHER, SE TOQUE

Dr. Francisco Oliveira recomenda o autoexame para todas as mulheres.

“O importante é a mulher se acostumar com um padrão da sua mama e se encontrar alguma coisa fora da normalidade ela deve procurar um médico imediatamente. Essas alterações podem ser o endurecimento de uma área, a alteração na pele, a inversão do mamilo ou algum nódulo nas axilas. Diante de qualquer achado suspeito ela deve procurar um ginecologista ou um mastologista”.

O objetivo das campanhas é encontrar a doença na fase inicial – Foto: Radar64

Por isso, o objetivo das campanhas é encontrar a doença na fase inicial.

Atuando na prevenção do câncer de mama a mais de 20 anos, o médico Francisco Oliveira Soares chama a atenção que o “Outubro Rosa” é apenas um mês de alerta para as mulheres.

“Todo mês é mês de mamografia. A única chance de curar o câncer de mama é fazendo o diagnóstico precoce e para isso é preciso realizar o exame preventivo. Por isso, a mensagem que eu quero deixar para as mulheres é que não de eximam de fazer a mamografia”. Concluiu.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *