Uma disputa inglória em Eunápolis para definir quem é o dono, ou dona, dos votos do deputado federal reeleito, Uldurico Jr., e o blog resolve colocar alguns pontos nessa discussão, sem querer favorecer este ou aquele político nessa “treta”.
Reeleito deputado federal pelo PPL, nas eleições de 7 de outubro, o parlamentar obteve na cidade 11,06% dos votos válidos, o que corresponde a 5.828 mil eleitores. Foi o mais bem votado em Eunápolis.
Após esse resultado, alguns grupos políticos reivindicam para si a patente dos votos, buscando obter visibilidade e alguma projeção com vistas à disputa de 2020.
Sem entrar no mérito dos pseudos donos dos votos, precisamos destacar alguns pontos.
Por exemplo, em 2014 Uldurico Jr., sem esses arautos, obteve 1.194 votos em Eunápolis.
Depois disso, como parlamentar, teve um mandato comprometido com as causas populares. Apresentou mais de três dezenas de projetos. Aprovou outros tantos. Votou para que a denúncia contra o presidente Temer não fosse arquivada, votou a favor da garantia das conquistas dos trabalhadores, contra o projeto de Lei (PL) 6.787/16 e contra o PL 4330 da terceirização total que acabará com a CLT. http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=5310447&Limite=N
Na tribuna da Câmara Federal, em maio deste ano, o parlamentar se posicionou contra os prefeitos da Costa do Descobrimento envolvidos na Operação Fraternos e pediu a renúncia do prefeito Robério Oliveira, “por provocar o caos no município, após o desvio de 200 milhões de reais e de mais de 50 milhões na Operação Gênesis”.
E se tudo isso não bastasse, a atuação de Uldurico Junior foi definitiva para a aceleração da entrega das 1.700 casas populares dos Conjuntos Habitacionais do Arnaldão e Residencial Alecrim 1, que o prefeito Robério queria adiar para um período mais perto das eleições, a fim de favorecer a a campanha da filha dela, candidata derrota para a Assembleia Legislativa do Estado.
Além da forte atuação na Câmara Federal em Brasília, do combate aos Prefeitos envolvidos na Operação Fraternos, Uldurico Jr., tem forte inserção das redes sociais, onde divulga seu trabalho.
Nestas eleições é preciso também destacar a atuação efetiva de Teteia do Jegue fazendo campanha para ele mesmo e levando o nome de Uldurico Jr., em todas as regiões periféricas da cidade.
Evidente que se Teteia do Jegue obteve 2.700 mil votos a maioria foi em dobradinha com o seu federal.
Em vídeo de agradecimento aos eleitores, o próprio Uldurico Jr., cita a participação de duas lideranças importantes para esta conquista: o radialista Elias Sandes, conhecido como Teteia do Jegue, a ex-bi-vice-prefeita Maria Menezes.
Ora, fazendo as contas, se Uldurico Jr., tinha mil votos sozinho, sua atuação conquistou, seguramente, mais mil votos; as redes sociais deram a ele mais mil; Teteia do Jegue deve ter repassado mais dois mil votos, então, pelas contas do blog, sobrou 828 para Maria Menezes, de quem não se ouve falar desde 2016, quando perdeu a eleição para prefeita de Eunápolis.
É essa a nossa conta. Mas pode haver outras opiniões.