Presidente do TSE, Rosa Weber critica baixa representação feminina na política nacional

Featured Notícias
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber – Foto: Reprodução Redes Sociais

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, criticou na manhã desta segunda-feira, 20, a baixa representação feminina nos espaços de poder, frente a maioria de mulheres no eleitorado. Segundo a ministra, dos pedidos de registros de candidatura realizados para as eleições 2018, apenas 30,7% são de mulheres.

“Há uma verdadeira sub-representação feminina na política brasileira”, disse. “Esses dados (52,5% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres) confrontados com o número de pedidos de registro de candidaturas evidenciam a desproporcionalidade entre o número de mulheres candidatas e o de mulheres aptas a votar”, acrescentou a ministra, que falou no seminário ‘Elas por Elas’, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na mesa de abertura, o evento reuniu seis mulheres a frente do sistema judiciário brasileiro, além de Rosa, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; a advogada-geral da União, Grace Mendonça; e a procuradora-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Cristina Machado.

Rosa ainda exaltou a importância do voto feminino para a construção de uma sociedade mais “igualitária, justa e inclusiva”.

“Façamos, mulheres, ao exercer todas nós esse direito essencial da cidadania que é voto, a diferença para um fortalecimento para o estado democrático de direito, conquista diária e permanente de todos nós, com a consciência de que em nossas mãos, mulheres, está o destino do País, com a construção de sociedade que todas queremos, igualitária, justa e inclusiva”, disse a presidente do TSE.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *