Memória da Dinâmica Decorações: a primeira loja de departamentos de Eunápolis

Featured Sem categoria
Fachada da Dinâmica Center, na Avenida Porto Seguro. Foto|Arquivo Pessoal

TEONEY GUERRA – Neste 2018, completa 20 anos do encerramento das atividades de uma loja que pode ser considerada nostálgica para o comércio em Eunápolis. A Dinâmica Decorações. Um estabelecimento comercial iniciado numa casa, depois demolida dando lugar ao mais imponente prédio da avenida Porto Seguro onde passou a funcionar, marcando época como símbolo de luxo e bom gosto, e hoje tem o nome preservado nesse mesmo prédio, como uma referência de localização na principal via da cidade.

O prédio inaugurado em 1986, que hoje abriga em alguns dos seus oito pisos, lojas, escritórios e uma escola profissionalizante, ocupava então, nos seus pavimentos, um único estabelecimento comercial, a primeira loja de departamentos do então povoado. Com os vários showrooms, departamentos, área administrativa e balcões de atendimento espalhados nos oito pisos, a Dinâmica Decorações trazia para o consumidor do extremo sul baiano o que havia de mais moderno em ternos de decoração em geral, divisórias e móveis para escritório.

Jornalista Teoney Guerra. Foto: Arquivo

“Era na Dinâmica que as famílias endinheiradas, tradicionais, e empresários de toda a região compravam o que havia de mais moderno no seu segmento”, diz um antigo colaborador de Aloísio Macedo, empresário visionário, proprietário da Dinâmica.

Algumas dezenas de empregados faziam o atendimento interno – no balcão – e externo da loja, que teve o seu auge entre meados e o final da década de 80, auge também do ciclo madeireiro.

No início da década seguinte, após esse ciclo desenvolvimentista, a loja passou a dividir espaço com uma “galeria”: um conjunto de lojas, no pavimento térreo, formado por pequenas lojas ali construídas, que foram vendidas ou alugadas, enquanto os demais andares continuavam ocupados pelas dependências da loja. Uma dessas salas foi a primeira “casa” do recém-chegado Sebrae.

Porém, o agravamento de uma doença renal foi minando cada vez mais a saúde do empresário, que em novembro de 1997, faleceu. Os esforços da esposa, mais conhecida como Dona Zinha, não foram, porém, suficientes para manter funcionando o estabelecimento que, por volta do ano seguinte encerrou as atividades.

Com o fim da Dinâmica Decorações, os amplos ambientes dos showrooms, áreas de atendimentos e demais dependências da loja foram divididos em salas e lojas, surgindo então a Dinâmica Center, um centro comercial e empresarial dotado de 41 salas e lojas, que abrigou, entre outras empresas, os escritórios de importantes veículos da imprensa baiana: o jornal A Tarde e a TV Santa Cruz.

Durante todos esses anos, impregnaram em cada parede, em cada recanto do Dinâmica Center, fragmentos de histórias que ficaram guardadas como memória de um tempo de prosperidade e glamour que marcaram o ápice do ciclo madeireiro e do povoado, e o ocaso desse período, ocorrido no calor da mobilização popular que tornaria o povoado, a cidade que é hoje Eunápolis. TEONEY GUERRA É JORNALISTA E MEMORIALISTA.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *