POR ASCOM/DC | FOTO: DIVULGAÇÃO – Considerada uma das mais destacadas vozes no combate à corrupção nas prefeituras da Costa do Descobrimento, o ex-prefeito de Porto Seguro, Aziz Ramos, foi entrevistado do comunicador Anaildo Colônia, na Rádio Cultural 98,5 FM, de Eunápolis, nesta quarta-feira, 23/05, quando anunciou sua pré-candidatura a uma vaga na Câmara Federal, de Brasília, pela legenda Democracia Cristã/27.
O lançamento está previsto para o dia 2 de junho, às 18 h, no Clube da Amizade em Porto Seguro, próximo ao Estádio Municipal. Durante a entrevista, Aziz afirmou que ainda tem indefinições quanto aos candidatos que devem marchar com ele para a Assembleia Legislativa da Bahia.
Respondendo a um questionamento do apresentador sobre os nomes de Paulo Dapé ou Cordélia Torres ele elogiou as duas opções e lembrou que o primeiro é conhecido em todo o estado e sua mulher “é o nome novo que combina muito bem com o sentimento atual do eleitor brasileiro por mudanças”.
Aziz foi convidado pelo presidente estadual do DC/27 [Democracia Cristã] para concorrer ao cargo de deputado federal tendo em vista seu histórico de combate à corrução. Advogado e empresário do ramo imobiliário, ele disse que na Câmara Federal pretende ampliar o movimento em defesa da cidadania “com o objetivo de demonstrar que é possível fazer política neste país com decência e dignidade”.
HONESTIDA NÃO É SLOGAN
“Anaildo, embora eu saiba quer ser honesto é uma obrigação e político nenhum deveria usar esse mote como projeto de campanha, eu destaco o compromisso com a luta pela cidadania em busca da transparência, da justiça social, do combate à corrupção, pela renovação na política e pela ampla discussão dos nosso problemas sociais”. Pontuou Aziz.
Durante a entrevista, Aziz afirmou que a corrupção impede o país e a cidade de avançarem. Segundo ele, não existe mais espaço para esse tipo de politica atrasada dos “Fraternos” [disse se referindo à Operação da Polícia Federal que investiga três prefeitos no sul da Bahia]. O povo está cansado.
“Veja o exemplo dessas três cidades. A governabilidade ficou comprometida depois do afastamento dos três prefeitos. Os professores parando, a violência crescendo. Isso é um absurdo e tende a piorar com a permanência dos Fraternos. A Justiça Federal tem que tomar as providências urgentes, para que possamos dizer que a corrupção não pode vencer a esperança”. Reforçou.
GOVERNO DO ESTADO
Questionado pelo apresentador a respeito do candidato ao governo do estado, Aziz foi taxativo.
“Não, Anaildo. Jamais vamos caminhar com Rui Costa porque fomos traídos pelo PT. Com a desculpa da governabilidade, Wagner aliou-se a duas das maiores e perigosas organizações criminosas aqui na região. Humilhou e vem humilhando os seus companheiros do PT e do PCdoB e deixou os dois partidos à mercê dos Fraternos em Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Uma vergonha”. Completou.
ABUSOS
Por fim, Aziz Ramos usou o espaço da emissora que detém uma das maiores audiência no horário do meio dia, com o comunicador Anaildo Colônia, para conclamar as autoridades e o povo de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália para uma tomada de posição a fim de conter os abusos dos gestores denunciados pelo MPF e pela PF.
“As cidades não têm saúde, não têm educação e a violência vem crescendo. A população não reconhece nenhum dos três como seus representantes. Estão desmoralizados e sem credibilidade e isso tende a piorar. Sempre governaram praticando fraudes na região e não sabem trabalhar de maneira honesta. Por isso os três prefeitos estão perdidos”. Concluiu.
QUEM É AZIZ
Aziz Ramos é um portossegurense nascido em 27 de junho de 1955 na porção do território que se desmembrou tornando-se município de Eunápolis em 1988. Casado com Lucirlei Luchi Ramos é pai de três filhos: Aziz Filho, Luiza e Ivo Gabriel.
De infância humilde, muito cedo começou a trabalhar e a partir de oito anos foi vendedor de picolé, de pirulito, engraxate, vendedor de jornal e revista. Tudo isso sem parar de estudar.
Aos 17 anos mudou-se para Salvador onde continuou trabalhando e estudando. Aos 21 anos já estava em São Paulo, capital, trabalhando como bancário e funcionário público. Aos 26 anos já era Bacharel em Direito pela PUC de São Paulo. Só então, retornou a Porto Seguro.
Atuou como advogado durante alguns anos e em seguida migrou para o ramo imobiliário onde se destaca como um dos mais conceituados e empreendedores. Hoje, a Ramos Imobiliária é uma empresa atualmente especializada em empreendimentos sustentáveis e detentora de um loteamento modelo em Coroa Vermelha, denominado Outeiro do Descobrimento.
Aziz foi vice-prefeito de Porto Seguro entre 1996 a 2000. Em 96, “ao descobrir a corrupção realizada pelo prefeito contra a cidade que amo, entreguei o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e iniciei inúmeros processos contra o gestor”, disse ele. Em 2006 foi candidato a deputado estadual, obtendo 31% dos votos válidos de Porto Seguro.