O Bispo da Diocese de Eunápolis, Dom José Edson, será o celebrante da Réplica da Primeira Missa da religião católica em território nacional e que marca os 518 anos do início da evangelização do país. A cerimônia terá lugar às 15 horas desta quinta-feira, 26 de abril, na Praça do Cruzeiro, no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia.
A Praça do Cruzeiro, em Santa Cruz Cabrália, é conhecido como o local da primeira missa, celebrada pelo frei Henrique de Coimbra, para marcar a posse do território brasileiro.
Todo o clero da Diocese de Eunápolis participa do evento, ao lado de autoridades civis e militares, moradores de Santa Cruz Cabrália, turistas e grupos indígenas remanescentes do Brasil após a chegada dos colonizadores portugueses.
Antes da celebração, a secretaria de Turismo da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália realiza uma extensão programação com apresentações culturais e esportivas a partir das 14h. Moradores caracterizados como “personagens” presentes à cena do desembarque dos navegadores portugueses e dos primeiros contatos com os nativos vão estar presentes acompanhando as crianças e turistas com cenas lúdicas.
O espaço também vai disponibilizar brinquedos como pula-pula, desenhos, pinturas corporais e muito mais. Monitores estarão presentes acompanhando e divertindo as crianças e visitantes.
Às 15 horas a procissão do Santíssimo sai da Praça do Marco do V Centenário da chegada dos colonizadores e segue até a Praça do Cruzeiro onde ocorre a réplica da primeira missa.
Em seguida, haverá shows com as bandas da Santíssima Trindade de Eunápolis e TYMG, esta última composta por artistas locais e tem no repertório estilos como MPB, Rock, Pop e outros. COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/SANTA CRUZ CABRÁLIA