POR REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DE ASCOM/OAB-EUNÁPOLIS – O presidente da OAB/Eunápolis, Alex Ornelas, reuniu-se nesta segunda-feira, 9 de abril, com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Nascimento Brito, para tratar dos problemas gerados a partir da desativação das comarcas de Itapebi e Itagimirim, no extremo sul da Bahia.
O encontro aconteceu em Salvador, com a presença dos advogados Clériston do Carmo Souza, Wellington Ricardo Teixeira e Gildásio Rodrigues e, segundo Ornelas, “produziu a abertura de um canal de diálogo para tratar pontualmente dos problemas existentes nestas cidades devido à falta de estrutura para redistribuição do acervo processual.”
Outro entrave apontado pelo advogado é a morosidade do impulsionamento dos processos cíveis provenientes das comarcas desativadas de Itapebi e Itagimirim.
“Não foi criada qualquer estrutura na comarca agrupadora de Eunápolis para recepcionar os processos das comarcas desativadas, agravando ainda mais o quadro de morosidade crônica da prestação jurisdicional”, disse Alex Ornelas.
Além disso, outro aspecto apontado é a falta da estrutura mínima e o quadro de pessoal reduzido, “o que certamente reflete negativamente com a grande quantidade de processos paralisados sem movimentação processual”, frisa o presidente.
Por fim, o presidente do TJ relatou as dificuldades enfrentadas pela gestão, mas afirmou que analisará as demandas com sensibilidade para tomar as devidas e cabíveis providências com brevidade.