PORTO SEGURO – Nove meses após ser acionado pelo Ministério Público Federal, o Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – começou a fazer os reparos em um trecho na BR-367, entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O avanço do mar abriu uma extensa cratera nas imediações da Praia da Ponta Grande, colocando em risco a segurança de quem transitava pelo local. O problema se arrasta há quase cinco anos.
Uma das primeiras medidas do órgão foi colocar uma barreira de pedra e brita para impedir que a maré continuasse provocando a erosão. Também foi feita a recuperação do asfalto. Mas a solução definitiva, conforme o coordenador regional do Dnit, Aldo Apolônio, será a mudança de trançado da estrada, que será afastada mais para a esquerda (no sentido de quem vai para Cabrália).
“A previsão é que essa obra da nova pista, que terá quase dois quilômetros de extensão, comece agora em abril”, afirmou Aldo.
Também será necessária a recolocação dos postes da rede pública de energia elétrica, serviço que está sob a responsabilidade da prefeitura de Porto Seguro. O secretário municipal de Obras, José Carlos Cruz, informou que o serviço já foi contratado e só está sendo aguardado o termino do aterro onde vai ser construída a nova pista.
PONTE DO RIO DA VILA
O coordenador do DNIT lembra que os serviços contemplam ainda a recuperação da cabeceira da ponte sobre o Rio da Vila, também na BR-367, perto do centro de Porto Seguro. O asfalto cedeu no local, em 25 de janeiro. Como paliativo, o órgão autorizou que a prefeitura colocasse um pranchão de aço, que acabou provocando a elevação do asfalto e o estreitamento da ponte.
“Fizemos a obra, de forma emergencial e provisória, para não ter que interditar o trânsito sobre a ponte. E estamos realizando a manutenção necessária até que o DNIT realize as obras de recuperação definitiva”, disse o secretário José Carlos Cruz de Souza. POR RADAR 64.