A edição número 4079 do Diário Oficial de Eunápolis desta quinta-feira, 5 de abril, traz os decretos de exoneração, a pedido, dos secretários das pastas de Governo, Saúde e Educação, respectivamente Rafael Oliveira, Anara Sartório e Adail Brito, encaminhados ao prefeito em exercício, Flávio Baioco (Podemos), na tarde de quarta-feira, 4.
Eles foram nomeados após o afastamento do prefeito Robério Oliveira (PSD) de Eunápolis, como desdobramento da Operação Fraternos, da Polícia Federal, que investiga fraudes em licitações no setor público da monta de R$ 200 milhões.
De quatro secretários nomeados por Baioco apenas Valdiran Marques , de Finanças e Planejamento, não entregou o cargo. O superintendente de Comunicação, Jackson Domiciano, informou que colocou o cargo à disposição.
A decisão dos secretários demissionários foi acompanhada de mais outros servidores de segundo e terceiro escalões nomeados no período de 150 dias em que durou o afastamento.
De acordo com Rafael Oliveira, “o gestor, seja quem for, precisa ter autonomia de receber a prefeitura sem ingerências que podem atrapalhar a autonomia necessária para ele gerir a administração com qualidade e eficácia”.
Na quarta-feira, 4 de abril, após da decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), que autorizou o retorno de Robério Oliveira à sua função, a professora Adail Brito divulgou uma cartas na redes sociais, indicando o pedido de exoneração.
“Achei ético e correto pedir a minha exoneração, já que eu havia sido indicada por Baioco. Robério tem o direito de escolher o secretariado dele”, declarou Adail Brito.
Já o prefeito interino, Flávio Baioco, agradeceu a oportunidade e a confiança depositadas na sua gestão, bem como o tratamento com respeito e honradez dedicados a ele e ao município no exercício do cargo por todos os seus colaboradores.