O prefeito de Eunápolis, Flávio Baioco (Podemos) desmentiu o que chamou de “denúncia” falaciosa do vereador Cherubino José de Souza (PRT). Em comunicado ao blog, no final da tarde desta terça-feira, 27 de março, Baioco afirmou peremptoriamente que “na Prefeitura Municipal de Eunápolis não existe nenhum processo licitatório de carteiras escolares. Eu só trabalho dentro da legalidade”. Concluiu em tom taxativo.
Por causa do feriado da Semana Santa, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Eunápolis ocorreu nesta terça-feira, 27 de março.
A nota vem em resposta à fala do vereador Cherubino José de Souza, que após saber da exoneração da mulher dele, a professora Maureen Lacerda, do cargo de secretária municipal de Educação, onde estava desde janeiro de 2017, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Eunápolis para denunciar que o prefeito interino estaria direcionando licitações em proveito próprio.
“Licitações estão sendo direcionadas pelo prefeito Baioco para a compra de carteiras escolares. Elas já estão direcionadas para um empresário que já está na cidade e um percentual do contrato será devolvido ao prefeito Baioco. O empresário está na cidade antes mesmo de vencer a licitação.” Disse ele.
Sem apresentar provas e usando a prerrogativa da imunidade parlamentar no plenário da Casa, Cherubino José de Souza, que passou um ano e três meses calado, enquanto a Polícia Federal investigava os contratos possivelmente fraudulentos do prefeito afastado, Robério Oliveira, disparou a metralhadora giratória contra o prefeito interino.
Disse ainda que “avisou ao prefeito que tem medo de um dia vir a ser prefeito e sair do cargo em um camburão da Polícia”. Por conta desse medo, o vereador declarou que avisou ao prefeito para “abrir os olhos e parar de direcionar licitações”.
Por fim, o vereador Cherubino disse que usou a tribuna “não para um desabafo, mas para fazer uma grave denúncia”.
Para alguns vereadores trata-se de “choro de perdedor”. Ao final alguns colegas foram consolar o colega que perdeu alguns cargos na Prefeitura de Eunápolis.