Na Bahia, 864.690 pessoas não fizeram o recadastramento. Agora, a Justiça Eleitoral dá um novo prazo para que o eleitor possa recuperar o seu título e realizar o procedimento.
A partir desta segunda-feira (5), aqueles que tiveram o título cancelado podem regularizar a situação. Mas preste atenção: dia 9 de maio é a data limite para o fechamento do cadastro eleitoral e não haverá uma nova chance de recuperar o documento.
Além do recadastramento biométrico, os serviços que são considerados obrigatórios e que vão até a data limite são: alistamento eleitoral (emissão do 1º título), alteração de dados, regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral.
Quem não fizer a regularização não poderá tirar passaporte, carteira de identidade e de obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) os beneficiários do Bolsa Família não perderão o benefício caso tenham o título de eleitor cancelado ou não façam o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.Para perder o Bolsa Família, é preciso que beneficiários deixem de atender aos critérios de elegibilidade.
Ao contrário do que o TRE-BA divulgou a não realização do recadastramento não impacta na contratação ou renovação de financiamentos estudantis a exemplo do Fies.
Eleitores que pegaram longas filas no TRE reclamam de não terem sido avisados com antecedência que haveria a prorrogação. “Me sinto traído. Passei 10 horas na fila na última semana. Poderia ter feito com calma”, afirma o operador de caixa, Pedro Sá.