Prefeitura retira cinco toneladas de planta aquática que estava poluindo Lagoa do Fórum

Featured Notícias
Esta é a salvínia, chamada de mururé-carrapatinho ou orelha-de-onça. Foto: Divulgação

Equipes técnicas da secretaria de Meio Ambiente de Eunápolis retiraram cerca de cinco toneladas [cinco mil quilos] de uma planta aquática chamada de Salvinia auriculata que cobria o espelho d’água conhecido como Lagoa do Fórum, no Bairro Dinah Borges, provocando uma grande transformação visual. O trabalhou começou há quase 10 dias.

A Lagoa sendo recuperada – Foto: Ascom

De acordo com o secretário da pasta, Lourenço Batista, o trabalho técnico teve início com o reconhecimento total da área da Lagoa e seu entorno, por meio de mapeamento de nascentes e das espécies da flora local, além de tipificar as ações de agressão ao meio ambiente que ocorrem ali.

CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO

A lagoa como estava antes da limpeza – Foto: Ascom

Conhecida popularmente como “mururé-carrapatinho” ou “orelha de onça”, pelo seu formato, esta planta flutuante tem alta capacidade de reprodução, sendo capaz de cobrir quase todo o espelho d’agua e impedir oxigenação do manancial. Embora ela retire metais pesados da água, essa planta também retira os nutrientes necessários à alimentação dos animais, como alevinos e girinos. COM INFORMAÇÕES DE ASCOM.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *