A sétima edição do festival Música em Trancoso acontece de 3 a 10 de março, no paradisíaco vilarejo do sul da Bahia, com expectativa de reunir um público de 9 a 10 mil pessoas. O evento, realizado pelo Mozarteum Brasileiro, atrai turistas do Brasil e do mundo, movimentando a economia local.
“Temos a expectativa de superlotar o teatro, como em todos os anos, porque assim que começamos a anunciar, o público passou a comprar ingressos”, afirma a diretora artística do festival, Sabine Lovatelli.
Segundo o presidente da seção Extremo Sul da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Wilson Spagnol, a ocupação hoteleira em Trancoso e no entorno costuma variar entre 80% e 90% durante o festival.
Na edição de 2017, de acordo com dados da organização, somente a equipe de produção e os músicos contribuíram para o fechamento de 1.424 diárias de hospedagem, em 16 diferentes pousadas da região, e o consumo de 3.121 refeições. Este ano, são 250 músicos e cantores de várias nacionalidades e estilos apresentando-se no belo cenário do Teatro L’Occitane.
São oito dias de uma programação que mistura o clássico e o popular. A novidade desta edição é um espetáculo de breakdance, “Red Bull Flying Bach”, com o grupo alemão Flying Steps. ”Queremos diversificar muito”, diz Sabine. Música clássica, ópera, jazz, soul, rock e músicas da Broadway completam o leque de estilos do festival.
Nomes como a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, a cantora de jazz americana Brenda Boykin, a cantora de rock marroquina Mennana Ennaoui e o trombonista sueco Nils Landgren estão entre as atrações.
PROGRAMAÇÃO
03 de março – Concerto Sinfônico
04 de março – Concerto Sinfônico com Solistas e Porgy & Bess
05 de março – Breakdance
06 de março – Divas do Rock, Jazz e Clássico
07 de março – Jazz & Soul
08 de março – Música de Câmara
09 de março – Musicais da Broadway
10 de março – Óperas
ESTRANGEIROS
O comparecimento de público estrangeiro é expressivo. De acordo com Sabine, corresponde a cerca de 15% do total. “Cada ano aumenta um pouco esse público, porque Trancoso está mais conhecida”, diz. “Há muitos franceses, portugueses, ingleses ou americanos”. Além da música, este público é atraído pelas belezas naturais da região, com suas praias tranquilas.
O festival possui ainda um viés educativo e sociocultural, promovendo o intercâmbio de artistas com a comunidade e incentivando os jovens à cultura musical. Alguns são encaminhados a instituições musicais do Brasil e da Europa por meio de bolsas.
Masterclasses com músicos e parte da programação são oferecidos gratuitamente em praças e praias, o que faz com que o público total supere as expectativas. Este ano, serão seis apresentações e aulas gratuitas ao ar livre, quatro a mais que nos anos anteriores. Já para os espetáculos pagos, os ingressos, que custam R$ 200 a inteira, são vendidos por R$ 20 para moradores da comunidade.
ROTA DO DESCOBRIMENTO
Fundada em 1586, a vila de Trancoso situa-se na região de Porto Seguro, na Rota do Descobrimento. A área do centro histórico, conhecida como Quadrado ficou notório pelas pequenas casas coloridas, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O charme do local atrai turistas, celebridades e artistas do mundo inteiro. POR: ASCOM/SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO (SETUR)