O tráfego de veículos leves e pesados na rodovia 367, no trecho sobre a ponte do Rio da Vila, à altura da entrada do Outeiro da Glória, em Porto Seguro, foi liberado por volta da 1h da madrugada desta quinta-feira, 25 de janeiro. A ponte liga o centro da cidade à Orla Norte.
A Prefeitura de Porto Seguro alerta para algumas precauções de segurança ao cruzar a ponte, como redução da velocidade, atenção para o estreitamento e cuidados redobrados ao cruzar com veículos na mão inversa.
O prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, afirmou que a reabertura da pista foi mais um desafio vencido. “Quero agradecer aos amigos da balsa de Cabrália e também à empresa que está recuperando a BA-001 por nos ajudarem com os materiais. E também minha gratidão a toda equipe da Prefeitura que se envolveu para solucionar este problema inesperado”, declarou.
O local estava interditado desde a tarde de terça-feira, 23, por causa de uma rachadura na cabeceira da ponte. O departamento de trânsito da prefeitura local desviou o tráfego em direção ao Bairro Baianão, através da Rodovia do Trabalhador e Semianel Viário para quem busca a zona norte da cidade.
A mudança provocou enormes congestionamentos.
Equipes da unidade regional do DNIT em Eunápolis e da Prefeitura de Porto Seguro instalaram chapas de aço sobre a rachadura entre o vão da ponte e a pista a fim de liberar o trânsito e sanar o problema provisoriamente.
Segundo o engenheiro Aldo Apolônio, coordenador do DNIT na região, os órgãos optaram por usar pranchões, o mesmo material usada nas estruturas das balsas. O serviço é provisório e provocou a elevação e o estreitamento da pista sobre a ponte, obrigando a redução da velocidade naquele trecho da estrada.
A conservação da BR 367 é de responsabilidade do governo federal, por intermédio do DNIT.