Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro vão fazer campanha de vacinação com doses fracionada e padrão contra febre amarela. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (9), e tem como objetivo, de acordo com a pasta, evitar a expansão da doença em áreas próximas de onde há circulação atualmente.
Em São Paulo, 13 pessoas morreram por causa da doença.
No total, 19,7 milhões de pessoas em 75 municípios vão ser vacinadas. A medida é preventiva, segundo o Ministério da Saúde.
Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão em oito municípios – as cidades não foram informadas. A vacinação vai acontecer entre 19 de fevereiro e 9 de março. O Dia D de mobilização vai acontecer no dia 24 de fevereiro.
Segundo o Ministério da Saúde, de 1º de julho de 2017 a 8 de janeiro de 2018, a Bahia teve 11 casos notificados, 6 descartados e cinco ainda estão sob investigação.
O QUE É A VACINA FRACIONADA
A diferença entre a dose padrão e a fracionada está no volume. A dose padrão (0,5 Ml) protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada (0,1 Ml) protege por pelo menos oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz).
Um frasco com 5 doses da vacina de febre amarela, por exemplo, pode vacinar 25 pessoas e um frasco com 10 doses pode vacinar 50 pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fracionamento é recomendado quando há aumento de epizootias e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional e que não tinham recomendação para vacinação anteriormente. COM INFORMAÇÕES DO CORREIO DA BAHIA.