Salvador, Feira de Santana e Juazeiro lideram número de casos de Aids em 2017 na Bahia

Featured Notícias
Célula infectada por partículas do vírus HIV, anexas à superfície – Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)

Os municípios de Salvador, Feira de Santana e Juazeiro, no norte da Bahia, são os que mais registraram novos casos de Aids em 2017, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

De janeiro a até o dia 25 de setembro, quando foi realizado o último balanço pelo órgão, foram notificados 601 casos de Aids em adultos e oito em crianças em todo o estado. Além disso, foram registrados 1.207 casos de HIV em adulto e 11 em crianças.

Nesse período, 111 municípios baianos notificaram casos de Aids em adultos, sendo que 7 notificaram mais de 10 casos. [Confira na tabela]

Casos de Aids em adultos em 2017 na BAHIA

Municipio Quantitativo
Salvador 294
Feira de Santana 36
Juazeiro 18
Vitória da Conquista 14
Camaçari 12
Lauro de Freitas 11
Teixeira de Freitas 11

Fonte: Sesab

Em relação à notificação de casos de Aids em criança, cinco municípios notificaram casos. Salvador lidera a lista, com quatro notificações. [Confira na tabela]

Casos de Aids em crianças em 2017 na BA

Municipio Quantitativo
Salvador 4
Feira de Santana 1
Eunápolis 1
São Francisco do Conde 1
Valença 1

Fonte: Sesab

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV que afeta o sistema de defesa do corpo humano. O vírus do HIV ataca e mata os glóbulos brancos (células do sangue que combatem as doenças). Conforme eles contra-atacam, tentando combater o HIV, há um sobrecarregamento do sistema imunológico. As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica e o sistema fica vulnerável a qualquer outra doença que acomete a pessoa infectada. POR G1-BAHIA.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *