Com uma publicação bem criativa na sua página oficial do Faceboock, a Prefeitura de Porto Seguro alerta para o “período de andada” dos caranguejos. De 2 a 7 e de 17 a 22 de janeiro; de a 6 e de 16 a 21 de fevereiro e de 2 a 7 de março os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.
Os infratores às regras estarão sujeitos às sanções previstas na Lei nº 9.605 (12/2/98) e no Decreto Federal nº 6514 (22/2/08), além das demais normas aplicáveis.
É bom alertar que neste período fica proibida a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização (de qualquer origem) dos indivíduos da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, bem como as partes isoladas (pinças, garras ou desfiado).
O Período de Andada, aquele em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos, tornando-se presa fácil para os predadores, além da pesca predatória que ameaça a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.
Existe também a necessidade de recomposição natural da fauna e da proteção das espécies de caranguejo durante a época de sua reprodução.
Veja o alerta institucional:
Segure a onda aê! ⚠