Alunos de 30 escolas da rede municipal de ensino de Eunápolis foram beneficiados com ações do “Programa Novo Mais Educação”. Um total de 10.287 estudantes foram contemplados, informa a professora Taís Albán, que coordena o programa na Secretaria de Educação local.
Durante o ano letivo, que termina nesta semana, os alunos tiveram reforço na alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática por meio de acompanhamento pedagógico específico, além do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra-turno escolar.
O programa possibilitou o reforço na alimentação escolar, que se trabalhasse a redução do abandono escolar, da reprovação e da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.
Além disso, buscou-se a melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental nos anos iniciais e finais, bem como a ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
Tendo em vista o sucesso alcançado pelas escolas que participaram do programa este ano, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Maureen Lacerda, adianta que após a avaliação dos resultados de 2017, estudará a possibilidade de ampliação do número de escolas participantes nos próximos anos.
O programa Novo Mais Educação foi criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016. As ações do programa neste município foram aplicadas a partir de articulação institucional e cooperação com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação.
Os alunos e escolas que participaram do programa este ano, foram cadastrados no MEC ainda em 2016. Os recursos para viabilização do programa foram destinados nos moldes operacionais do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.