O senador Otto Alencar tem o conforto de não se candidatar nas eleições de 2018. Mas ele não pretende deixar de fora da disputa seu partido, o PSD; ele ainda não descarta a possibilidade de romper com Rui Costa e ser candidato a governador, embaralhando ainda mais a chapa de Rui Costa indicando para vice-governador o filho dele, Otto Alencar Filho [a maldição dos herdeiros políticos].
Isso embola o meio de campo, já que o PP quer manter o atual vice-governador, João Leão, na mesma posição na chapa de 2018.
Fato é que, há menos de um ano das eleições, os possíveis candidatos já não escondem que as articulações seguem a toda nos bastidores.
No rol das especulações, é cogitada ainda a possibilidade de o novo ‘todo-poderoso’ da política baiana se aliar ao prefeito ACM Neto (DEM), possível postulante ao comando do Palácio de Ondina no próximo pleito.
Por ora, o vice-governador prefere não atiçar a disputa prévia. “Devemos pensar na Fiol (Ferrovia Oeste-Leste), na Ponte (Salvador-Itaparica), na seca, na solução dos problemas da Bahia”, disse o progressista. João Leão garante, contudo, que não será candidato ao Senado.