A Grande Caminhada do Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura de Eunápolis e Lions Clube Santa Cruz, movimentou o centro da cidade nesta sexta-feira, 20/10, quando centenas de mulheres e homens vestiram rosa e desceram a Avenida Porto Seguro para lembrar a população a importância desta luta contra o Câncer de Mama.
Com a presença do prefeito Robério Oliveira, da primeira dama de Eunápolis e prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, dirigentes do Lions Clube Santa Cruz e cidadãos eunapolitanos que abraçaram a causa, a Caminhada Rosa transmitiu um importante recado à população.
“O câncer de mama tem cura, com chance de 98% se descoberto no início, por isso a importância de informar as mulheres à necessidade da realização do autoexame em qualquer idade e a mamografia anualmente após os 40 anos. Estamos todos engajados nesta importante luta e Eunápolis este mês é cor de rosa”, disse a secretária de Assistência Social, Larissa Oliveira.
Lembrando que a Prefeitura de Eunápolis está também com a Unidade Móvel de Rastreamento na Praça da Bandeira até o domingo, 22/10, a secretária de Saúde convidou a todas.
“Este movimento é para conscientizar as mulheres, por isso quero convidar as mulheres na faixa etária de 45 a 69 anos para virem ao ônibus do Programa Estadual Saúde sem Fronteiras que está realizando gratuitamente os exames de mamografia até domingo aqui na Praça”, disse Stela Souza.
Após a caminhada o Padre Messias deu uma benção a todos os participantes e o mastologista Dr. Hugo Cedro falou sobre a importância de disseminar as informações sobre o Câncer de Mama.
Para fechar com chave de ouro, o Lions Clube Santa Cruz sorteou diversos brindes doados por empresas parcerias do outubro Rosa, entre elas a Águia Branca que além de doar diversos brindes cedeu seu ônibus rosa para acompanhar a caminhada.
“Nossa Caminhada do Outubro Rosa foi um grande sucesso. Deixamos um importante recado a todas as mulheres eunapolitanas: cuidem-se e façam o autoexame, a mamografia. O mês de intensificação é Outubro, mas essa luta deve ser o ano inteiro” concluiu o prefeito Robério Oliveira.