Esta semana a imprensa local se dedicou a uma pauta curiosa: desmentir uma informação que circulou na internet de um casal morto ao sair de um motel, na tarde de domingo (11/09), em uma cidade de Sergipe.
A notícia viralizou como se tivesse acontecido em Porto Seguro. O fato lamentável poderia ter ocorrido em qualquer lugar, o local não é a questão. A questão é a propensão de muitas pessoas a mentir com mais facilidade através da internet ou reproduzir conteúdos sem verificar a veracidade ou os efeitos disso.
Os chamados Fake News nascem na internet, tornam-se virais nas redes sociais e são tidas como verdade por muita gente. São verdadeiras campanhas de desinformação e, por causa delas, está cada vez mais difícil distinguir o falso do verdadeiro.
E o pior é que, aproveitando-se disso, alguns políticos inescrupulosos criam verdadeiras redes de Fake News (Notícias Falsas) e usam diariamente este expediente através das redes sociais e de emissoras de rádio, algumas inclusive que são tidas como comunitárias.
Por exemplo, os grupos políticos de Eunápolis e Porto Seguro, ligados ao PMDB, são exímios criadores de notícias fakes. Fora da política, por conta de decisão da justiça, após desvio de milhões em verbas públicas, os órfãos de Geddel Vieira Lima usam as mentes inventivas para distribuir noticias mentirosas por minuto, criando um imenso desserviço à população.
Só para ilustrar o modus operandi desse grupo, até porque são arremedos de jornalistas atuando como se fossem profissionais, a noticia fake do ex-prefeito Ubaldino Pinto desta segunda-feira, dia 11 de setembro, reproduzida em Eunápolis pela rede de um radialista condenado em dois processos por injuria e calunia, dá conta que o prefeito Robério Oliveira e o deputado Ronaldo Carletto mentiram quando disseram que “foram recebidos pelo ministro da cidade no dia 5 de setembro passado”.
A propósito desse conteúdo, o prefeito de Eunápolis e o deputado informaram que protocolaram um pedido junto ao Ministério das Cidades, inclusive publicando o teor do oficio. Ou seja, ninguém disse que foi recebido pelo Ministro, até porque, neste grande BBB em que o mundo se tornou, graças à internet, é claro que teriam publicado a foto da audiência, se ela tivesse ocorrido.
Os Fakes News não são erros jornalísticos, são notícias redigidas com o propósito de desinformar e criar uma insegurança junto à opinião pública. E o propósito é um seguinte: disseminar a dúvida junto ao leitor para que duvide de tudo, inclusive das informações verdadeiras.