Mateus, meu filho, quando você nasceu eu mal acabara de ter Iamana e nem sabia muito bem o que era ser mãe. Em estava com um pé na individualidade e um pé na multiplicação. Iamana era minha bonequinha, meu brinquedo que eu enfeitava com roupas de princesa, embora ela insistia em jogar fora as tiara de cabelo…
Mas você veio mudar completamente minha vida. Acho que por isso você nasceu exatamente no dia 5 de Setembro, quando se comemora o Dia do Irmão, exatamente para nos ensinar a dividir. Me lembro do primeiro momento juntos, da sua vontade de mamar e da minha de poder te dar o peito. E eu ficava embevecida, te olhando um tempo, tentando ainda acreditar que você era realmente meu filho e havia nascido normal e lindo. Foi tão rápida a passagem de tempo entre o nascimento de Iamana e o seu que eu nem sabia como era curtir um filho.
Como se vocês fossem gêmeos, aprendi simultaneamente. Mas vocês me ensinarem direitinho. Penso que sim. Você e Iamana sempre foram cúmplices. Embora o ciúme de Iamana é algo para ser estudado pela NASA [risos]. Hoje, no seu aniversário, eu fico te olhando boba em o quanto você cresceu e superou todas as vezes que a vida quis levar você de mim…Você é forte e bravo, esperto e inteligente.
Guardo lembranças de vários dos nossos momentos, mas o meu preferido é você cuidando de dar alimentos aos meninos de rua no Calçadão Rui Barbosa, em Itabuna. Eu ficava orgulhosa de você e sua solidariedade com os semelhantes.
Filho, eu estou sempre tentando acertar. Quase sempre dá certo, mas sei que erro inúmeras vezes. Me desculpe por isso. Eu não sou perfeita, longe disso, mas sei que em alguns momentos poderia ser melhor.
Se você ler este textão, eu quero que você saiba que te desejo sempre tudo de melhor. Que vejo um futuro lindo para você, com obstáculos sim, porque a vida é assim mesmo, mas muitas coisas boas, muitas vitórias e alegrias.
Sabia que, até onde eu puder, estarei aqui para te ajudar no que for preciso. Gostaria de te prometer que estarei para sempre, mas sempre não existe e nós já sabemos sobre isso. Você já está na vida por si só. E graças a Deus tem aprendido a respeitar o próximo, num exercício constante, e valorizar o que realmente importa.
Que a sua vida seja sempre linda e que você continue aprendendo com seu esforço. Parabéns, te amo, te amo, te amo.