A depender das fofocas e intrigas que circulam através dos ‘whatsap da vida’, e mesmo em alguns sites de caráter duvidoso, que escondem gente com algum tipo de patologia acelerada pela internet, a corrida sucessória já começou na vizinha cidade de Porto Seguro e com bafões, quebra-quebra de garrafas de cerveja, voos rasantes de mesas e cadeiras. Se duvidar teve até penosa de oferenda.
Pois bem, nesta segunda-feira (21/08) circulou em alguns grupos de Porto Seguro e em sites de Eunápolis que, durante a festa de aniversário do presidente da Câmara, vereador Evaí Fonseca, rolou um vexame envolvendo o aniversariante, o vice-prefeito Beto do Axé Moi e o atual secretário de Serviços Públicos de Porto Seguro, dr. Renovato Dias.
Segundo consta nas conversas dos grupos, o “dr. Renovato bateu pé firme dizendo que é candidato à sucessão da prefeita Cláudia, porque os dois colegas, pelo visto também pretendentes ao cargo, teriam uma grande rejeição, ao que Beto e Avaí reagiram gerando a confusão”.
Dizem ainda que a prefeita e o marido, convidados da festa, se retiraram ao ver o bafafá.
Bom, como recebi o ‘print’ (imagem de tela de celular ou computador) da conversa de um professor ligado ao grupo político de um ex-prefeito portossegurense e como a história tem o DNA do teatro, deduzo que não passa de intriga da oposição. Até porque, em se tratando de três nomes com experiência na política, duvido muito que estariam se engalfinhando por conta de uma situação que ainda deve acontecer em 2020. Ninguém é maluco de se antecipar tanto, haja vista que no próximo ano tem outra eleição em pauta, envolvendo questões muitos mais relevantes como a sucessão de Rui Costa.
Além disso, nesses tempos de realidade virtual, é muito estranho o fato de que ninguém filmou ou pelo menos gravou imagens e áudios de uma briga dessa proporção. Outra coisa. Segundo Evaí Fonseca, seu aniversário ocorreu no 15 de agosto e ele estava comemorando no Arraial como de costume. Terceiro, o vice-prefeito garante que nunca esteve em tal “festa de arromba”. Por outro lado, trechos do tal ‘print’ revelam a forma de escrever de um grupo de atores (com perdão dos atores) e não de professores. Sendo assim, todo cuidado é pouco quando se trata de replicar tais postagens de caráter duvidoso que a gente costuma receber pela internet.
Quando não é vírus, é apenas expediente de gente covarde que faz da tecnologia um faroeste virtual e que lança mão de perfis falsos (fakes) para abusar da boa fé de algum maledicente ou mesmo um inocente útil que acredita em tudo ou não checa as informações que recebe. Por falar nisso, hoje é dia 22 de agosto, Dia do Folclore. Bom dia mesmo para que alguns espalhem lendas urbanas e mitos sem pé e sem cabeça.
#BeijosDeLuz.