Cerveja artesanal fomenta história e cultura locais, dizem produtores de Porto Seguro

Featured Notícias
A cerveja Cova da Moça – Foto: Reprodução das Redes Sociais

POR ROSE MARIE GALVÃO – Em março de 2017 a cervejaria Catrumano, na cidade de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, elaborou e lançou no mercado uma cerveja tipo stout com o nome Cova da Moça, em alusão a uma lenda recorrente na cidade. Dry stout ou Irish stout, cujo origem vem do irlandês: “cerveja preta”, é um estilo de cerveja bem escura e que muitas vezes tem um sabor “torrado” ou semelhante a café.

A cervejaria, segundo seus sócios, Anderson Ruas e a mulher dele, Jussara Lacerda Ruas, que é professora de Letras. se propõe a oferecer ao cliente uma experiência única de consumir a cerveja, refletir sobre como ela foi produzida e contar histórias.

“A Catrumano possui uma linha de quatro cervejas artesanais [Porto Seguro, Velho Chico, Dona Tiburtina e Cova da Moça] com a seguinte temática: ‘sabores que contam histórias’”, frisa Anderson, que é publicitário e discorre sobre aspectos culturais da cerveja artesanal.

“Em geral, as produções artesanais investem em rótulos cheios de personalidade. O rótulo resume o sabor e a história. É um nicho que cresce muito, tornando-se inclusive inspiração para a grande indústria de bebidas” Aponta.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

De acordo com o rótulo do produto “esta tragédia nos alerta contra a violência às mulheres ao longo dos anos”. A proposta da marca CATRUMANO é denunciar a violência e celebrar mulheres fortes, que quebram paradigmas, como a personagem da lenda da Rua Cova da Moça, Josefina Chaves, uma mulher que não aceitou viver submissa aos castigos do marido, o juiz Chaves, conforme resume o texto de apresentação dessa cervejaria na página da rede social do Faceboock.

Na verdade, ao combater a violência contra a mulher, os sócios fundadores da Cervejaria, Anderson e Jussara, corroboram e ressignificam a vinculação do nome da marca a uma narrativa lendária intrínseca que marca profundamente o conjunto do folclore popular de Porto Seguro.

Assim, rememorar essa lenda, para os sócios dessa cervejaria, vem com um significado de resistência mercadológica, muito similar à ideia de “resistir” defendida pela personagem da narrativa.

“Nossa cerveja busca contar uma história. Estamos em um país com dificuldade de contar a própria história, e nós sentimos muito orgulho de contar a nossa. Nós somos uma pequena cervejaria, lutando contra o império das grandes cervejarias”. Pregou Anderson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *